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Perguntas frequentes

Há uma boa probabilidade de encontrar as informações que procura na secção Perguntas Frequentes. É possível pesquisar, também, por tópico ou por uma pergunta específica.

Perguntas

    • Quais são os documentos obrigatórios para fazer um cruzeiro?

      A Empresa não é responsável pela obtenção de passaportes, vistos, vacinas ou outros documentos de viagem, sendo certo que tal obtenção é responsabilidade pessoal de cada Hóspede. Este deverá certificar-se directamente com as autoridades e/ou Consulados competentes acerca da documentação de viagem necessária para o embarque e desembarque nos portos de escala, incluindo crianças e adolescentes viajando desacompanhados ou em companhia de apenas um dos pais.    Para mais informações, por favor, consulte as condições gerais.

    • Posso levar alimentos e bebidas para bordo?

      Não, embora alimentos e bebidas possam ser comprados a bordo.

    • Quantos itens de bagagem posso levar a bordo?

      Dois itens de bagagem por pessoa é o limite aceite*.

      *ATENÇÃO: para mais informações, por favor, consulte as condições gerais.

    • Como é entregue a bagagem ao embarcar e ao deixar o navio?

      Antes de chegar ao terminal de navios, os hóspedes devem identificar a sua bagagem usando as etiquetas recebidas com o bilhete de embarque e entregá-la à equipa da MSC Cruzeiros no terminal. A bagagem será entregue dircetamente no seu camarote, pouco depois do embarque.

      Dois dias antes do fim de cada cruzeiro, os hóspedes recebem nos seus camarotes os procedimentos de desembarque e as etiquetas de bagagem. Deixe a bagagem etiquetada na parte externa do camarote, próximo da porta, na véspera do desembarque. A bagagem será retirada e entregue directamente no edifício do terminal durante o desembarque. O processo de embarque e desembarque da bagagem pode variar entre os portos.

    • Há estacionamento no porto?

      O estacionamento pode ser comprado, para alguns portos, pela MSC Cruzeiros. Recomendamos a reserva deste serviço no Agente de Viagens.

    • Há cadeiras de rodas disponível para os passageiros?

      Existem cadeiras de rodas disponíveis em todos os navios da frota da MSC Cruzeiros, para uso no embarque e desembarque ou am caso de emergência.

    • O que acontece no caso de perda da minha bagagem ou dos meus pertences?

      A responsabilidade da MSC Cruzeiros sobre a bagagem perdida, danificada ou extraviada é explicada nos Termos e Condições Gerais. No caso de perda ou dano na bagagem ou pertences, um representante da MSC Cruzeiros (Agente de Viagens) deve ser notificado imediatamente.

    • Posso trazer comidas e bebidas a bordo depois da minha excursão?

      Não, embora comidas e bebidas possam ser compradas a bordo.

    • Quais são os cartões de crédito aceites?

      Visa, MasterCard, American Express e Diners Club.

    • Quais são as formas de pagamento a bordo?

      Todas as compras a bordo são feitas com o Cruise Card pessoal, eliminando assim a necessidade de portar dinheiro ou cartões de crédito a bordo. Para activar compras com o Cruise Card, os hóspedes devem registar o cartão de crédito ou de débito no momento do check-in ou a bordo nos pontos de activação do Cruise Card (disponíveis apenas em alguns navios), ou fazer um depósito em dinheiro na Recepção, imediatamente após o embarque.

    • Posso levantar dinheiro no navio?

      Um serviço de adiantamento de dinheiro está disponível se um cartão de crédito for registado na conta a bordo. Isso só pode ser feito na moeda a bordo (euro ou dólar americano, dependendo do itinerário), mediante taxa, definida de acordo com o itinerário.

    • Como posso encontrar o que preciso no navio?

      Há um mapa do navio disponível em todos os camarotes.

    • Qual é a temperatura a bordo?

      A MSC Cruzeiros assegura que a temperatura dentro de nossos navios é agradável, levando em consideração as condições climáticas. A temperatura no seu camarote pode ser controlada facilmente usando o termostato.

    • Quais são os serviços médicos disponíveis a bordo?

      Todos os navios da MSC Cruzeiros contam com um centro médico bem equipado, supervisionado pelo médico do navio e outras pessoas da área médica. O centro médico está em funcionamento nos horários divulgados na programação diária do navio. Os serviços de emergência estão disponíveis a tempo inteiro por meio dos números de emergência médica.

    • O que acontece se eu perder algum objecto no navio?

      Os hóspedes que perderem itens a bordo devem procurar a Recepção ou o Serviço aos Hóspedes para verificar se os seus pertences foram devolvidos.

    • O que são as Taxas de Serviço?

      A taxa de serviço, calculada diariamente de acordo com a duração do cruzeiro, o destino e o navio, é cobrada pela MSC Cruzeiros no fim da viagem. Esta taxa de serviço é paga inteiramente à equipa que presta os serviços de hotel a bordo. Por esse motivo, gorjetas não são necessárias.

      Taxa de serviço do bar
      Uma taxa de serviço de bar de 15% será automaticamente adicionada a todas as compras.

      Taxa de serviço do spa
      Uma taxa de serviços de 15% será adicionada a todos os serviços de spa adquiridos a bordo e paga no término do cruzeiro, na conta final.

    • Os preços a bordo são mais altos do que em terra?

      Não. Na verdade, o ambiente operacional especial que regulamenta o sector marítimo significa que muitos produtos, como bebidas alcoólicas, tabaco e perfumes, podem ser vendidos por valores mais reduzidos, o que resulta em baixas de preços de até 30%* em relação aos praticados em terra.

      *Dependendo dos itinerário e sujeito à legislação vigente.

    • É permitido fumar a bordo?

      De acordo com as práticas habituais, estão reservados locais específicos para fumadores. Verifique a bordo os locais adequados. É proibido fumar no auditório, teatro, restaurante, camarote, áreas sociais, corredores e elevadores.

    • Há espreguiçadeiras disponíveis?

      As espreguiçadeiras são gratuitamente disponibilizadas para os hóspedes. Os hóspedes não devem manter “reservadas” as cadeiras de sol e espreguiçadeiras, deixando os seus pertences sobre as mesmas durante período prolongado. Haverá toalhas disponíveis para os hóspedes em torno das piscinas. As toalhas devem ser devolvidas após uso. As toalhas que não forem devolvidas serão cobradas na factura do hóspede.

    • O que preciso saber sobre a política da MSC Cruzeiros para viagens nas regiões afectadas pelo vírus Zika?

      O Centro para a Protecção e Controle de Doenças (CDC - Centres for Disease Control and Protection) desaconselham as mulheres grávidas, mulheres que estejam a tentar engravidar e seus acompanhantes a fazer viagens para destinos que tenham sido afectados pelo vírus Zika.

      Em consonância com estes conselhos, a MSC Cruzeiros oferece às passageiras grávidas e seus acompanhantes a oportunidade de cancelar, de forma gratuita, o seu cruzeiro para países afectados pelo Zika. Ou fazer nova reserva para um outro cruzeiro, num destino à sua escolha e com partida nos próximos 24 meses, usando para isso o valor da reserva cancelada (que será creditado). Para isso, as passageiras deverão apresentar declaração médica comprovando a gravidez. O cancelamento sem custos adicionais e a nova reserva obedecerão aos Termos e Condições relevantes.

      Os passageiros que queiram saber mais sobre o vírus Zika deverão contactar o seu médico ou consultar o website do CDC em:
      http://www.cdc.gov/zika/
      http://www.cdc.gov/zika/hc-providers/pregnant-woman.html
      http://www.cdc.gov/media/releases/2016/p0801-zika-travel-guidance.html

    • A MSC Cruzeiros oferece assistência aos passageiros com deficiência física ou mobilidade reduzida?

      A MSC Cruzeiros e a sua equipa estão sempre atentas às necessidades dos seus hóspedes empenham-se ao máximo para oferecer o melhor serviço possível dentro das normas internacionais de acessibilidade. Para informações mais detalhadas, leia a secção sobre acessibilidade no nosso website.

    • Posso levar medicamentos a bordo?

      Sim. Devem ser transportados na bagagem de mão. Para além disso, aconselhamos os nossos hóspedes a trazerem consigo a lista de medicamentos que pretendem levar a bordo, para que a equipa médica a bordo ofereça assistência no caso de serviço médico de emergência.

    • Como informo a MSC Cruzeiros das minhas necessidades especiais?

      A MSC Cruzeiros deve ser informada de todas as necessidades especiais através do Formulário de Necessidades Especiais no momento da reserva, disponível online e em todas as Agências de Viagens certificadas. Para além do formulário, podemos solicitar um atestado médico que confirma que o hóspede está apto a viajar.

    • Quais são os serviços médicos disponíveis a bordo?

      Todos os navios da MSC Cruzeiros contam com um centro médico bem equipado, supervisionado pelo médico do navio e outras pessoas da área médica. O centro médico está em funcionamento nos horários divulgados na programação diária do navio. Os serviços de emergência estão disponíveis a tempo inteiro por meio dos números de emergência médica. Com excepção das emergências, os serviços médicos estão sujeitos a taxa, e os preços estão disponíveis a bordo. Hóspedes que incorram em despesas médicas durante a viagem podem solicitar o reembolso à sua seguradora (caso contratada) quando desembarcarem.

    • Há menus especiais para passageiros portadores de doença celíaca ou com intolerância/alergia a alimentos?

      Hóspedes com intolerância e/ou alergia a alimentos devem informar a MSC Cruzeiros das suas necessidades por meio do Formulário de Necessidades Especiais no momento da reserva e, uma vez a bordo, confirmá-las na recepção e/ou com o Maître d’Hôtel. A MSC Cruzeiros obteve a uma certificação da Bureau Veritas para oferecer menus gluten-free em todo o mundo (código alimentar: 20 ppm) nos principais restaurantes dos navios MSC Preziosa, MSC Divina, MSC Splendida, MSC Fantasia, MSC Magnifica, MSC Musica, MSC Orchestra e MSC Poesia. Menus gluten-free também estão disponíveis no MSC Meraviglia. 
      Nos navios da classe Lirica, os viajantes podem encontrar apenas snacks gluten-free pré-embalados tal como biscoitos, croissants, queques e muffins. Uma vez inaugurados os navios MSC Seaside, MSC Seaview e MSC Bellissima, completaremos o processo de certificação com a Bureau Veritas que nos permitirá oferecer menus sem gluten também nestes navios, pelo que solicitamos que confirme essa possibilidade aquando da reserva. 
      Refeições Kosher pré-embaladas e produtos Halal de alta qualidade (vitela, cordeiro e aves) estão disponíveis se solicitados até pelo menos dois meses de antecedência.

    • A equipa a bordo recebe formação especial para oferecer assistência aos hóspedes com deficiência física ou mobilidade reduzida?

      A nossa tripulação recebe treinamento interno específico para que compreendam as necessidades das pessoas portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção e, assim, prestar a assistência adequada.

    • Posso receber tratamento de diálise a bordo?

      Podemos realizar a diálise peritoneal no Centro Médico a bordo, desde que o hóspede leve consigo todos os medicamentos e equipamento. O equipamento e as máquinas utilizadas no tratamento de hemodiálise podem ser trazidas a bordo mas só em alguns cruzeiros.   Para mais informações sobre estes serviços, entre em contacto com o seu Agente de Viagens.

    • Existem excursões que sejam acessíveis a hóspedes portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida?

      A maioria das excursões são plenamente acessíveis, mas recomendamos sempre que verifique os detalhes de cada excursão na secção específica.      Quando o hóspede já estiver a bordo, sugerimos que consulte a programação de passeios disponíveis junto ao Balcão de Excursões. Uma tabela específica indica o nível de dificuldade de cada excursão e se é apropriada a hóspedes com mobilidade reduzida.

    • Qual é o prazo para notificar a MSC Cruzeiros das minhas necessidades especiais?

      Para podermos oferecer aos nossos hóspedes a melhor experiência a bordo possível, precisamos de conhecer todas as suas necessidades especiais com a devida antecedência, independentemente de sua complexidade. Consequentemente, pedimos que os hóspedes nos informem acerca das mesmas no momento da reserva. Após esse prazo, talvez não sejamos capazes de oferecer o nível de assistência solicitado.

    • Posso viajar com o meu cão-guia?

      O embarque de cães devidamente treinados e licenciados é permitido em toda a frota MSC, desde que apresentem boas condições de saúde e que possuam toda a documentação necessária para ingressar nos países que serão visitados durante a viagem de cruzeiro.      Os hóspedes receberão com antecedência todas as informações necessárias sobre as acomodações do animal, os equipamentos disponíveis, bem como sobre os procedimentos para embarque e desembarque. O hóspede é o único responsável (com o auxílio do cuidador, se for o caso), pela guarda, alimentação e cuidados gerais do animal. 

    • Existe sinalização para hóspedes com incapacidades visuais?

      Todas as nossas embarcações possuem sinalização em Braille nas áreas de circulação, nos elevadores e nas portas dos camarotes. Dispomos, também, de um sistema de áudio nos elevadores das embarcações da classe Fantasia e Música que anuncia o andar no idioma inglês.

    • Quem cuidará do meu pedido e que tratamento será dado ao mesmo?

      Todos os pedidos enviados directamente à MSC Cruzeiros ou através de Agência de Viagem serão tratados por uma equipa especificamente qualificada e treinada. Em alguns casos, talvez seja necessário fazer uma avaliação mais detalhada do ponto de vista prático ou médico, que será realizada por um comité interno especializado. Em todos os casos as informações sobre nossos hóspedes serão tratadas nos termos da nossa Política de Privacidade.

    • Qual é o prazo para receber uma resposta ao pedido de necessidades especiais?

      Em dias úteis os pedidos são tratados imediatamente. Alguns casos exigem uma avaliação mais detalhada e portanto as respostas poderão levar um pouco mais. Procuramos responder a todas o mais brevemente possível.

    • A MSC Cruzeiros poderá recusar a minha reserva ou não permitir o meu embarque?

      Isto só poderá ocorrer mediante o empenho em garantirmos a segurança dos nossos hóspedes e da tripulação, o que é de suma importância.

    • Um hóspede com mobilidade reduzida pode viajar desacompanhado?

      Sim, desde que o mesmo seja totalmente independente. Caso contrário, deverá viajar com um cuidador para que disponha de toda a assistência necessária.

    • Quais áreas do navio são acessíveis para os hóspedes portadores de deficiência ou que tenham dificuldade de locomoção?

      Todos os andares, áreas públicas e áreas de hóspedes dos nossos navios são projectadas para serem usufruidas em pleno pelos nossos hóspedes com mobilidade reduzida. As lanchas de apoio também são acessíveis.

    • Existem camarotes para hóspedes portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida?

      Sim. Toda a nossa frota possui um número limitado de camarotes especialmente adaptados, com mais espaço para facilitar a locomoção. Estes camarotes devem ser solicitados no acto da reserva. Para obter mais informações e as especificações técnicas, consulte a respectiva secção.

    • Posso levar a minha scooter de mobilidade para o navio?

      Pode. As scooters podem ser guardadas e recarregadas no seu camarote (evitando ligá-las quando usar o secador de cabelo).  Tenha em conta que a scooter reduz o espaço do seu camarote. Devido a questões de segurança, tanto as cadeiras de rodas como as scooters não podem ser guardadas nos corredores. A sua scooter pessoal deve caber num camarote de medidas standard, com portas de largura reduzida (58cm no MSC Divina e no MSC Armonia, 68cm no MSC Lirica, no MSC Sinfonia e no MSC Opera, 62cm nos restantes). Se a sua scooter tem uma largura superior às dimensões referidas para o navio do seu cruzeiro, deverá reservar um camarote H ou alugar uma scooter mais pequena. Segways e outros veículos similares não podem ser operados a bordo. Serão confiscados e podem ser levantados para uso nas escalas.

    • Que equipamento está disponível em todos os camarotes?

      Todos os camarotes estão equipados com minibar, TV interactiva (só nos navios da classe Musica e Fantasia), cofre, secador de cabelo, ar-condicionado e telefone.

    • Qual é a diferente entre Camarote Interior e Vista Mar?

      Camarotes Vista Mar têm janela (ou vigia), enquanto os interiores não.

    • Que equipamento está disponível nos Camarotes Interiores?

      Todos os Camarotes Interiores estão equipados com minibar, TV interactiva (só nos navios da classe Musica e Fantasia), cofre, secador de cabelo, ar-condicionado, telefone e chuveiro.

    • Que equipamento está disponível nos Camarotes Vista Mar?

      Todos os Camarotes Vista Mar estão equipados com minibar, TV interactiva (só nos navios da classe Musica e Fantasia), cofre, secador de cabelo, ar-condicionado, telefone, chuveiro e janela.

      Alguns camarotes podem ter a vista obstruída.

    • Que equipamento está disponível nos Camarotes Varanda?

      Todos os Camarotes varanda estão equipados com minibar, TV interactiva (só nos navios da classe Musica e Fantasia), cofre, secador de cabelo, telefone, ar-condicionado, chuveiro ou banheira e varanda.

      Alguns camarotes têm vista parcial.

    • Que equipamento está disponível nas Suites Aurea?

      Todas as Suites Aurea estão equipadas com minibar, TV interactiva (só nos navios da classe Musica e Fantasia), cofre, secador de cabelo, ar-condicionado, telefone, chuveiro ou banheira e varanda ou janela panorâmica vedada (nos navios da classe Fantasia).

    • Que equipamento está disponível no Camarote Familiar?

      Suite Familiar e Executiva (YC): Minibar, TV interactiva, cofre, secador de cabelo, telefone, ar-condicionado, banheira, janela panorâmica vedada e Consola Nintendo Wii (disponível no MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia).

      Camarote Super Família (disponível no Divina e Preziosa): Minibar, TV interactiva, cofre, secador de cabelo, ar-condicionado, telefone, chuveiro, varanda, porta de ligação e Consola Nintendo Wii (disponível no MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia).

    • Que equipamento está disponível nas suites Yacht Club?

      Minibar de cortesia completo, televisão com ecrã de grandes dimensões interativa com rádio, cofre, secador de cabelo, telefone, varanda, banheira de mármore, lençóis de algodão egípcio exclusivos e roupão, consola Nintendo Wii (disponível no MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia) e serviço de mordomo 24 horas.

    • Posso fazer ligações telefónicas do meu camarote?

      Sim, sem custo se a ligação for para outros camarotes ou para as instalações do navio (ou seja, lojas, atendimento ao hóspede e SPA). Para ligações externas, será cobrada uma taxa na sua conta a bordo. Tarifas e instruções estão disponíveis a bordo.

    • Há cofre nos camarotes?

      Todos os camarotes, independentemente da sua tipologia, têm cofre.

    • Está disponível o Serviço de Quarto/Room Service?

      Sim, o Room Service está disponível 24 horas por dia (custo adicional). Marque 99 no telefone do seu camarote (Recepção - Serviço aos Hóspedes).

    • Há serviço de lavandaria a bordo?

      Sim, mediante taxa. Uma lista de preços é fornecida no camarote. Marque 99 no telefone do seu camarote para informações.

    • Posso trazer aparelhos eléctricos comigo?

      Os únicos aparelhos eléctricos permitidos nos camarotes são máquina de barbear, carregador de telemóvel e laptop. Aparelhos que geram calor não são permitidos.

    • Posso tomar pequeno-almoço no camarote?

      O pequeno-almoço pode ser servido no camarote todos os dias, excepto na manhã da chegada do navio ao seu destino final (check-out). Deverá ser solicitado na noite anterior, preenchendo o pedido que está no camarote e colocando-o na maçaneta da porta do camarote, do lado de fora. Incluído para MSC Yacht Club e experiências Fantastica e Aurea, na experiência Bella há um custo adicional.

    • O que é a programação diária?

      É como um jornal diário, entregue no camarote todas as noites, com actividades para o dia seguinte. Inclui informações importantes sobre a vida a bordo, curiosidades náuticas, horários de actividades, refeições, instalações, lista telefónica e mais. Também tem uma lista de promoções do dia. Estão disponíveis cópias na Recepção - Serviço aos Hóspedes.

    • Quais são as instalações disponíveis para famílias com crianças pequenas?

      Todos os navios têm um Mini Club para crianças dos 3 aos 6 anos, Juniors Club dos 7 aos 11, Young Club dos 12 aos 14 e Teens Club dos 15 aos 17. Para além disso, bebés dos 6 meses aos 3 anos podem brincar no Mini Club com os pais e seguir a programação MSC Babytime. Os pais podem deixar os bebés entre 1 e 3 anos de idade com a equipa do Mini Club e aproveitar as actividades lúdicas do MSC Babycare. Todas as crianças podem ser inscritas nos Clubs, sem custo.

    • Por que razão os camarotes têm preços diferentes?

      O preço dos camarotes variam das experiências (Bella, Fantastica, Aurea e Yacht Club) que incluem diversos serviços.

    • O que é o MSC Voyagers Club?

      O MSC Voyagers Club é o programa de fidelidade para hóspedes MSC. É a maneira da MSC Cruzeiros recompensar os seus clientes mais leais.

      Consulte os Termos e Condições do MSC Voyagers Club para mais informações.

    • Por que devo inscrever-me no MSC Voyagers Club?

      É fácil e gratuito inscrever-se no MSC Voyagers Club. Ser associado ao MSC Voyagers Club é uma óptima maneira dos apaixonados por cruzeiros experimentarem a vida a bordo e em terra, enquanto ganham privilégios e serviços fantásticos. Quanto maisviajar com a MSC, mais privilégios terá.

      Consulte os Termos e Condições do MSC Voyagers Club para mais informações.

    • Quanto custa associar-se ao MSC Voyagers Club?

      Inscrever-se no MSC Voyagers Club é gratuito. 

      Consulte os Termos e Condições do MSC Voyagers Club para mais informações.

    • Como faço para me tornar sócio do MSC Voyagers Club?

      Qualquer hóspede da MSC Cruzeiros que tenha feito no mínimo um cruzeiro connosco desde 2006, de qualquer idade, pode ser Membro.

      É possível inscrever-se no MSC Voyagers Club das seguintes formas: 

      • Preencher o formulário de comentários no seu camarote no fim da viagem;
      • Inscrever-se a bordo com a ajuda do consultor de cruzeiros no balcão de informações do MSC Voyagers Club; 
      • Após o cruzeiro, preencher o formulário de solicitação on-line, disponível em www.mscvoyagersclub.com.

      Depois de se tornar Membro MSC Club, receberá um cartão Club e número de membro, que deve ser informado ao reservar o próximo cruzeiro.

      Consulte os Termos e Condições do MSC Voyagers Club para mais informações.

    • O que posso fazer com os meus pontos MSC Voyagers Club?

      Os pontos MSC Voyagers Club dão direito a receber descontos ao reservar o próximo cruzeiro e de aproveitar privilégios e ofertas durante a sua viagem connosco. Para descobrir todos os privilégios e descontos que correspondem a cada nível de Estatuto de Membro, aceda à página exclusiva na web.

      Consulte os Termos e Condições do MSC Voyagers Club para mais informações.

    • Como posso aumentar os meus pontos MSC Voyagers Club?

      Os Membros MSC Voyagers Club acumularão 100 pontos a cada € 150 na compra antecipada de pacotes e serviços MSC incluídos no cruzeiro reservado*. Receberão mais 100 pontos a cada €/$ 150 gastos a bordo (não inclui despesas realizadas no casino). Os pontos atribuídos às despesas realizadas a bordo (incluindo os créditos comprados antes da viagem) só serão validados para o portador do Cartão MSC Voyagers’ Club quando efectuar o pagamento final. Os pontos são creditados no final do cruzeiro.
      O número de pontos do MSC Voyagers Club definem o Estatuto de Membro:
        Welcome: 1 reserva confirmada Classic: 1 a 2.199 pontos Silver: 2.200 a 4.299 pontos Gold: 4.300 a 9.999 pontos Black: 10.000 + pontos   Por favor, consulte os Termos e Condições do MSC Voyagers Club para mais informações.   *Para moedas diferentes do euro, a taxa de conversão aplicada será a do dia da compra.

    • Adolescentes & Crianças podem ser registadas no MSC Voyagers Club?

      Sim, ser Membro MSC Voyagers Club está ao alcance de todas as idades. No entanto, os menores de 18 anos devem inscrever-se na companhia de um parente ou guardião legal. A informações necessárias são: nome, apelido e data de nascimento. E-mail é opcional.

    • Que lojas que encontrarei a bordo?

      Todos os navios têm lojas, salão de beleza e serviço fotográfico. Os preços são publicados a bordo. Todos os hóspedes do MSC Yacht Club (a bordo do MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia) podem aproveitar oportunidades de compras particulares e recebê-las mais tarde no camarote.

    • Qual é o horário de funcionamento das lojas?

      Os horários de funcionamento de cada loja estão expostos na programação diária que é entregue no camarote. Normalmente, as lojas ficam abertas durante dias de navegação.

    • Posso comprar fotos ou DVDs após o cruzeiro?

      Infelizmente, de momento, não é possível fazer compras após o cruzeiro. Se desejar comprar fotos ou DVDs, é preciso fazê-lo durante a viagem.

    • O que acontece no caso de más condições climatéricas ou marítimas?

      No caso de mau tempo, todas as actividades de entretenimento acontecem nos principais lounges (internos) dos navios.

    • Que tipo de actividades posso encontrar a bordo?

      Aulas de dança profissional, aulas de condicionamento físico, jogos na piscina, workshops de artesanato, noites de dança, jogos em equipa, festas temáticas, jogos de tabuleiro, karaoke, competições de talentos, noites divertidas, jogos de perguntas e repostas e actividades desportivas (solicite mais detalhes à equipa de entretenimento).

    • Há algum tipo de actividade diurna durante os dias no porto?

      O entretenimento varia mediante os itinerários. As actividades também são programadas durante dias no porto, incluindo aulas de dança profissional, aulas de condicionamento físico, jogos, etc.

    • Há custos adicionais para as apresentações?

      Todas as apresentações realizadas a bordo nos navios da MSC Cruzeiros, incluindo as que contem com a participação dos passageiros, são totalmente gratuitas.

    • Há uma taxa para o cinema 4D a bordo?

      Sim, a taxa para o cinema 4D a bordo do MSC Fantasia e do MSC Splendida é de €6 por pessoa. As tarifas são sujeitas a alteração.

    • Que tipo de espectáculos posso esperar a bordo?

      Musicais internacionais, canções clássicas e modernas, dança, mímica, mágicos e malabaristas. A equipa de entretenimento fará de tudo para tornar cada cruzeiro uma experiência fantástica. A apresentação à noite é anunciada na programação diária a bordo, que é entregue no seu camarote.

    • É necessário fazer reservas para o teatro?

      Não, a MSC Cruzeiros construiu grandes teatros em todos os navios para assegurar que cada hóspede tenha um lugar confortável e de qualidade. Os hóspedes podem entrar num dos dois turnos por noite, à semelhança dos turnos dos restaurantes. As apresentações são, pois, repetidas duas vezes por noite, ou seja, há espaço para todos. A bordo dos renovados MSC Armonia, MSC Sinfonia, MSC Opera e MSC Lirica, pode haver até três sessões para os espectáculos à noite. Nesses navios é possível reservar o seu lugar preferido.

    • O que é o Acesso à Internet via Satélite e como funciona?

      Quando estamos a navegar em alto mar não é possível aceder à Internet utilizando uma conexão de banda larga como em terra. Isto porque a conexão a bordo é disponibilizada através de ligações entre o navio e os satélites de comunicação que estão em órbita, bem distantes da Terra.

    • Quais são os melhores e os piores horários para utilizar o Acesso à Internet via Satélite?

      Em geral os períodos de pico na Internet a bordo ocorrem pela manhã e quando os hóspedes regressam das excursões. Durante esses períodos poderá haver congestionamento, fazendo com que a Internet fique mais lenta, do mesmo modo como ocorre em terra. 

      Se possível, evite estes períodos.

    • Em que locais a bordo haverá disponibilidade de Acesso à Internet via Satélite?

      O Acesso a Internet via Satélite estará disponível em todas as áreas comuns da embarcação e na maioria dos camarotes, incluindo suites do MSC Yacht Club. Basta adquirir o seu pacote de Acesso à Internet via Satélite e ter um aparelho móvel que possibilite acesso à Internet (smartphone, tablet, laptop, etc.).

    • Que pacotes de Acesso à Internet via Satélite estão disponíveis?

      Oferecemos três pacotes para atender às diferentes necessidades e quantidades de aparelhos (smartphones, tablets, laptops, etc.). Esses pacotes são disponibilizados por dia ou por todo o período da viagem, a um preço reduzido. 

      - Social: Acesso para 1 aparelho às redes sociais e aplicações de chat: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, WhatsApp, Snapchat, WeChat, Pinterest, VK, Odnoklassniki, Sinaweibo, Qzone e Line
      - Surfer: Acesso em até 2 aparelhos às redes sociais, aplicações de chat, email e navegação na web. Restrito a 170 MB por dia / 800 MB por cruzeiro** sem direito a áudio e vídeo
      - Streamer:  Pleno acesso à internet para até 4 aparelhos, incluindo streaming. Restrito a 340 MB por dia, 1,5 GB por cruzeiro** 


      ** válido para cruzeiros de 7 noites. A quantidade de MB/GB de cada pacote “por cruzeiro”, depende da duração do cruzeiro.

    • Quanto custa cada pacote de Acesso à Internet via Satélite?

      Os pacotes são disponibilizados por dia ou por todo o período da viagem, a uma tarifa reduzida. O custo de cada pacote “por cruzeiro”, depende da duração do cruzeiro. Para conhecer os preços de um cruzeiro específico, visite a secção “Aperfeiçoar o seu Cruzeiro” no nosso website ou consulte a rede a bordo do navio.

    • Posso alterar o meu pacote?

      Sim, é possível alterar o pacote de “por dia” para “por cruzeiro”. Também pode fazer um upgrade para um pacote mais completo, seja para um único dia ou para o total da viagem. Se adquiriu o pacote “por viagem”, é possível fazer um upgrade para um pacote mais completo apenas para um único dia, lembrando-se que após 24 horas de uso deste novo pacote o sistema reverterá para o seu pacote original.

    • Posso aceder à Internet a bordo mesmo que não possua um aparelho móvel?

      Sim, poderá aceder à Internet utilizando um dos computadores disponíveis no Internet Café a bordo. (Custo adicional)

    • A MSC Cruzeiros oferece pacotes de Acesso à Internet via Satélite “por minuto” também?

      Se deseja aceder à Internet por pouco tempo, poderá utilizar o Internet Café, pagando uma quantia fixa para os primeiros 10 minutos. Após este período será cobrada uma outra tarifa para cada minuto adicional.

    • Por que razão o Acesso à Internet via Satélite é mais caro do que uma conexão normal em terra?

      A disponibilização do acesso à Internet a bordo através da conectividade via satélite do navio exige um alto investimento em tecnologia de ponta. As tarifas cobradas aos hóspedes que utilizam o Acesso à Internet via Satélite ajudam a cobrir boa parte dos custos para disponibilização deste serviço.

    • O preço do Acesso à Internet via Satélite é o mesmo em toda a frota da MSC Cruzeiros?

      Sim, os preços de nossos pacotes são os mesmos para todos os hóspedes que embarcam em qualquer navio da nossa frota. Apenas dependem da duração do cruzeiro.

    • O que acontece se eu consumir o total de MB incluídos no meu pacote?

      Se adquiriu o Pacote Surfer ou o Streamer e consumir o total de MB, poderá comprar mais MB e continuar a aceder à Internet.

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