Búzios

A “Saint-Tropez do Brasil”
Calçadas e igrejas do século XVII
Cerca de trinta praias de areia branca

Procurar cruzeiros na América do Sul

Búzios

O estilo colonial da América do Sul

Numa península a norte de Cabo Frio, Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, é uma estância balnear deslumbrante, repleta de gente bonita e abastada, sendo um porto de escala muito procurado nas viagens ao Brasil com a MSC Cruzeiros. Armação, o município principal, foi construída num estilo vagamente colonial, tendo as ruas repletas de restaurantes, bares e boutiques requintadas, o que lhe valeu a alcunha de “Saint-Tropez do Brasil”. Logo, não é de surpreender que o lugar tenha sido “descoberto” por ninguém mais do que Brigitte Bardot, que o desencantou numa viagem pela região, em 1964.

Búzios consiste em três povoações principais: Manguinhos, Armação e Ossos, cada qual com características bem vincadas. Manguinhos, no istmo, é o principal centro de serviços e dispõe de um posto de turismo, centro médico e alguns bancos. A meio caminho na península, ligada a Manguinhos através de uma estrada repleta de hotéis arrojados, está a bonita aldeia de Armação, na qual a circulação de automóveis foi banida das ruas calçadas.

É ali que se concentra a maioria dos melhores restaurantes e boutiques de Búzios, junto a algumas das melhores pousadas ou estalagens da estância balnear. Na praça principal, a Praça Santos Dumont, também existe um posto de turismo muito útil. Ao desembarcar do seu cruzeiro MSC, depois de uma caminhada de quinze minutos ao longo da Orla Bardot, que segue ao largo da costa desde Armação, passando pela encantadora Igreja de NossaSenhora de Sant’Ana do século XVII, chegará a Ossos, a povoação mais antiga que oferece um porto bonito, uma praia sossegada e alguns bares, restaurantes e pousadas.

A uma curta distância a pé de todas as povoações de Búzios encontrará praias maravilhosas de areia branca (27 no total) aninhadas entre falésias rochosas e promontórios e banhadas pelas águas cristalinas. As praias são variadas, sendo que aquelas que estão voltadas a norte oferecem as águas mais calmas e temperadas, ao passo que aquelas que estão orientadas para sul e leste têm mais ondas.

Lugares imperdíveis em Búzios

Conheça nossas excursões

    Sul do Brasil

    Para lá do Cristo Redentor
    Para lá do Cristo Redentor

    As três maiores cidades do Sudeste brasileiro: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte formam um triângulo que faz girar a economia.

    Vale a pena visitar todas elas, mas dois pontos incontornáveis no seu cruzeiro ao Brasil são o Rio de Janeiro, que é realmente é tão arrebatador quanto aparenta ser nas fotografias, e a encantadora relíquia colonial de Paraty, situada entre o Rio e a crescente São Paulo. A norte, a cidade de Belo Horizonte fica em pleno estado de Minas Gerais, onde as antigas cidades portuguesas de Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina irradiam o seu passado colonial.

    O Sul, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul exibe orgulhosamente as suas Cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina, uma das grandes maravilhas naturais da América do Sul. Partindo de Curitiba, o percurso panorâmico Serra Verde Express serpenteia ao largo da costa, onde poderá parar para relaxar na ilha do Mel ou dar um salto às praias dos arredores de Florianópolis.

    Apesar da sua proximidade à cidade, a costa de São Paulo tem uma extensão de 400 km, mas é frequentemente preterida à cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. A região do Nordeste, junto à fronteira com o estado do Rio de Janeiro, tem florescido rapidamente, oferecendo também grandes contrastes, desde as longas e amplas faixas de areia à beira de uma planície costeira até às enseadas paradisíacas sob uma paisagem montanhosa.