Ilhabela

Arquitectura colonial portuguesa
Águas azuis e praias encantadoras
Uma ilha exclusiva e majestosa

Procurar cruzeiros na América do Sul

Ilhabela

Imersa na vegetação tropical

Situada entre Santos e o Rio, Ilhabela é, sem sombra de dúvida, um dos lugares mais encantadores na costa brasileira. Ao desembarcar do seu navio de cruzeiro MSC sentir-se-á rodeado de natureza.
De origem vulcânica, o deslumbrante cenário montanhoso da ilha atinge os 1370 metros e está coberto por uma densa folhagem tropical. Com 83 por cento da ilha protegida dentro das fronteiras do Parque Estadual de Ilhabela, as dezenas de cascatas, praias encantadoras e águas azuis têm cimentado a popularidade da ilha.

Tanto a maioria dos edifícios antigos quanto dos mais recentes é de estilo colonial português simples, bem distante do estilo arrojado de Guarujá. A ilha é um refúgio de paulistas abastados cujas casas enormes e discretas se situam na costa, sendo que muitas dispõem de ancoradouros para iates de luxo ou heliportos.

Quase todos os 30 mil habitantes da ilha moram ao largo da costa ocidental protegida, tendo a pequena aldeia de Vila Ilhabela (muitas vezes chamada de “Centro”) como núcleo populacional principal. Numa excursão MSC na América do Sul pode visitar a Vila Ilhabela, que possui alguns edifícios coloniais encantadores, dominados pela Igreja Matriz, uma pequena igreja concluída em 1806. Situada numa colina, a construção azul e branca lembra um bolo de casamento, com um piso em mármore espanhol proporcionando um refúgio refrescante do sol, além de uma vista excelente da região.

Partindo de Vila Ilhabela seguindo pela estrada costeira em direcção a sul, ao largo da costa voltada para o continente, as praias são pequenas, mas suficientemente agradáveis e as águas calmas são populares entre os windsurfistas. À beira da estrada encontrará bares e restaurantes até Perequê, a segunda maior cidade da ilha, a meio caminho em direcção a sul da ilha e do porto. Há mais praias interessantes nas costas mais remotas da ilha, sendo possível chegar à maioria por escuna e/ou jipe.

Lugares imperdíveis em Ilhabela

Conheça as nossas excursões

    Sul do Brasil

    Para lá do Cristo Redentor
    Para lá do Cristo Redentor

    As três maiores cidades do Sudeste brasileiro: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte formam um triângulo que faz girar a economia.

    Vale a pena visitar todas elas, mas dois pontos incontornáveis no seu cruzeiro ao Brasil são o Rio de Janeiro, que é realmente é tão arrebatador quanto aparenta ser nas fotografias, e a encantadora relíquia colonial de Paraty, situada entre o Rio e a crescente São Paulo. A norte, a cidade de Belo Horizonte fica em pleno estado de Minas Gerais, onde as antigas cidades portuguesas de Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina irradiam o seu passado colonial.

    O Sul, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul exibe orgulhosamente as suas Cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina, uma das grandes maravilhas naturais da América do Sul. Partindo de Curitiba, o percurso panorâmico Serra Verde Express serpenteia ao largo da costa, onde poderá parar para relaxar na ilha do Mel ou dar um salto às praias dos arredores de Florianópolis.

    Apesar da sua proximidade à cidade, a costa de São Paulo tem uma extensão de 400 km, mas é frequentemente preterida à cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. A região do Nordeste, junto à fronteira com o estado do Rio de Janeiro, tem florescido rapidamente, oferecendo também grandes contrastes, desde as longas e amplas faixas de areia à beira de uma planície costeira até às enseadas paradisíacas sob uma paisagem montanhosa.