Willemstad

Vielas estreitas e casas excêntricas 
O Parque Nacional de Christoffel  
O ameaçador Forte Beekenburg

Procurar cruzeiros nas Caraíbas, Cuba e Antilhas

Willemstad

Conquistando a velha cidadela

Curaçau sabe como satisfazer todos os passageirosa bordo de um navio de cruzeiro MSC. Nas suas férias em Curaçau, poderá descobrir as Grutas de Hato, repletas de estalactites, estalagmites e incisões com mais 1500 anos, ou optar por uma excursão ao Parque Nacional de Christoffel para admirar a fauna e a flora locais, típicas do mar das Caraíbas.


Quem pretende apreciar a vida subaquática pode visitar o Seaquarium, onde terá oportunidade de conviver com os simpáticos leões-marinhos. Os fãs de compras descobrirão que Punda, na ponta de Willemstad, é o destino ideal. Esta parte da cidade é um centro comercial histórico e as suas lojas e armazéns estendem-se ao largo de toda a costa. Nesta zona, as casas e oficinas formam vielas estreitas que hoje se destinam exclusivamente à circulação de peões. Entre uma compra e outra, poderá deparar-se com cenas de rara intensidade, perfeitas para imortalizar numa fotografia.

A uma curta distância, esta zona de Willemstad é protegida pela mais importante das oito fortalezas de Curaçau, o Forte Amesterdão. Foi construído em 1635 para defender a entrada do porto e recebeu este nome quando Curaçau estava sob a administração da Companhia das Índias Ocidentais holandesa. Hoje em dia, ainda é possível avistar a bala de canhão disparada pelas tropas do Capitão Bligh embutida na parte sudoeste da muralha, confirmando o passado militar activo do forte. Actualmente, o forte é a sede do governador e inclui uma igreja protestante e um museu.

Mantendo a mesma temática, recomendamos uma visita ao Forte Beekenburg, construído em 1703, na Baía de Caracas, para defender o seu interior e as “águas espanholas”. Apesar de ser usado activamente no século XIX na defesa contra os franceses, os britânicos e os piratas, este forte é um dos mais bem preservados das Caraíbas

Lugares imperdíveis em Willemstad

Conheça as nossas excursões

    Curaçau

    Lagos salgados e cactos exuberantes
    Lagos salgados e cactos exuberantes

    Ninguém deve perder a oportunidade de visitar a mais singular das ilhas das Caraíbas: Curaçau, com os seus cactos e as suas plantas de folha persistente que delineiam as restantes paisagens das savanas africanas e os seus lagos salgados, onde os flamingos vão descansar.


    O ambiente subaquático é semelhante ao das restantes ilhas do mar das Caraíbas e também conta com uma interessante barreira de corais. Recomendamos uma visita ao projecto de protecção e melhoria artificial dessa barreira em frente à praia de PortoMarie. À semelhança das restantes ilhas designadas como ilhas ABC” (Aruba, Bonaire e Curaçau) a língua falada é o papiamento. Ouvir este idioma crioulo fascinante, que é uma mistura de português, espanhol e neerlandês, além dos idiomas de origem africana e aruaque, já é uma experiência por si só. Ao fazer um cruzeiro a Curaçau descobrirá um mundo que mistura aromas coloniais espanhóis e holandeses.

    Os inúmeros edifícios históricos em Willemstad levaram a UNESCO a classificar a cidade como Património da Humanidade. Trata-se do lugar fora da Holanda que possui a maior concentração de arquitectura holandesa do século XIX. Circuitos turísticos interessantes conduzi-lo-ão até às diversas mansões coloniais e às chamadas kasdipal’imaishi, as antigas moradias dos escravos que evocam as aldeias africanas ocidentais.