Falmouth

Igrejas baptistas e praias brancas
Uma história breve: açúcar, rum e escravos
Quilómetros sem-fim de barreiras de corais

Procurar cruzeiros nas Caraíbas, Cuba e Antilhas

Falmouth

Uma baía de cortar a respiração

É fácil visitar Falmouth no seu cruzeiro nas Caraíbas e Antilhas até à Jamaica. Uma cidade nas quais as construções mais impressionantes – a pendente Tharp House, o pórtico do posto dos correios em plena Market Street, e o antigo tribunal, construído de frente para o mar em 1895 – ainda são utilizados a nível comercial ou municipal e, à chegada, será imediatamente surpreendido pelo telhado cónico da Phoenix Foundry de 1810.



A leste, ao largo de vários armazéns degradados em pedra, atrás dos portões trancados de Central Wharf, era o local onde o açúcar, o rum e os escravos eram expedidos e comercializados nos tempos áureos de Falmouth. Nas proximidades, segundo consta, o Presbitério Baptista terá sido a residência do presbítero baptista e activista da abolição da escravatura William Knibb.

Outrora em ruínas, o presbitério foi extensiva e minuciosamente restaurado há dez anos e, presentemente, a estrutura renovada abriga uma galeria espaçosa e bem iluminada no piso superior, e o piso térreo é ocupado por vários projectos artísticos da comunidade.

A imponente igreja baptista William Knibb Memorial Baptist Church é outro local de culto que poderá visitar durante a sua excursão. A cerca de 35 km de Falmouth, a segunda maior cidade da Jamaica, Montego Bay está aninhada entre as colinas levemente inclinadas de Bogue, Kempshot e Salem.

Está dividida em duas partes distintas: a principal faixa turística, a Gloucester Avenue e o centro da cidade propriamente dito e universalmente designado de “downtown”. Trata-se de uma linha tão claramente demarcada que a maioria dos turistas não se aventura além da rotunda que as delimita. A "Hip Strip" não existiria se não fosse pelo grande tesouro de Montego Bay: uma baía deslumbrante repleta de barreiras de corais (agora designada de parque aquático) e algumas praias encantadoras.

Grande parte da costa foi açambarcada por hotéis, mas existem três praias públicas principais ao longo da Gloucester Avenue, e todas incluem chuveiros, balneários, quiosques, concessionários de desportos aquáticos, mediante o pagamento de uma taxa mínima de entrada.

Lugares imperdíveis em Falmouth

Conheça as nossas excursões

    Jamaica

    Paisagens deslumbrantes
    Paisagens deslumbrantes

    Adequadamente célebre pelas suas praias e música, a bela e arrojada Jamaica é muito mais do que isso. Além da abundância das praias de areia branca, do mar das Caraíbas e das magníficas palmeiras, também existem montanhas e rios espectaculares, cascatas e planícies de savana repletas de cactos.
     
    Além de ser uma incrível estância balnear, a ilha também conta com cidades e vilas animadas, como a cidade em expansão de Kingston, que inspirou a música de Bob Marley e de muitas outras estrelas do reggae que ali nasceram.
    A Jamaica é um país que se vangloria dos seus trunfos, que sente orgulho na sua história, nos seus êxitos desportivos e nos seus génios musicais, embora também carregue um peso sobre os ombros.

    Sendo o berço dos hotéis em regime “tudo incluído”, a Jamaica é perfeita para os viajantes dos navios de cruzeiro que pretendem rumar directamente para a praia. Mas, para conhecer minimamente o país no seu cruzeiro à Jamaica, terá de explorar um pouco.

    E não restam dúvidas de que vale a pena, dado que se trata de uma ilha repleta de atracções de primeira categoria, que emanam personalidade e com uma rica herança musical e cultural. Se for fã do reggae, sentir-se-á no paraíso.