Cozumel

A “terra das andorinhas”
Florestas cerradas e praias ventosas
Xcaret: um parque temático de Yucatán

Procurar cruzeiros nas Caraíbas, Cuba e Antilhas

Cozumel

A “terra das andorinhas”

Uma ilha de quarenta quilómetros de extensão mesmo junto à costa de Playa del Carmen, a Ilha Cozumel é um porto de escala famoso: quase diariamente, atracam até dez navios de cruzeiro numa das docas especializadas da ilha, todas situadas a sul da única cidade, San Miguel.

Numas férias no Mexico com a MSC Cruzeiros terá acesso a restaurantes, lojas de recordações turísticas e de bijutarias, ao largo do malecón(Av. Rafael Melgar) no centro de San Miguel


Se é apreciador de museus, o belo Museo de la Isla de Cozumel apresenta pequenas exposições sobre a flora, a fauna e a vida marinha da ilha, bem como uma boa colecção de artefactos maias e fotografias antigas.


Se não é mergulhador, poderá desfrutar de um passeio tranquilo nos bairros interiores de San Miguel, longe das docas, ou desencantar ruínas maias e aves (os maias chamavam à ilha “cuzamil” – “terra das andorinhas”) nas florestas cerradas, ou ainda ser uma das únicas pessoas nas praias ventosas orientais. 


A meio da ilha, San Gervasioé o único sítio maia a ter sido escavado em Cozumel. Tendo vários templos de pequena dimensão ligados através de sacbeob, ou longas estradas brancas, foi uma das inúmeras cidades-estado independentes a sobreviver à derrocada de Chichén Itzá, tendo prosperado entre 1200 A.D. e 1650 A.D. Integrado numa reserva natural maior, vale a pena visitar o sítio pelas inúmeras aves e borboletas que podem ser vistas logo ao raiar do dia ou ao fim do dia. 


O parque temático surpreendentemente agradável de Xcaret é outra atracção a visitar: oferece todas as atracções de Yucatán num único e conveniente local, com um museu, um aquário tropical, uma “aldeia maia”, uma praia, algumas ruínas autênticas de pequena dimensão, piscinas e mais de um quilómetro de rios subterrâneos nos quais poderá nadar, mergulhar com tubo o flutuar. Por sua vez, o vizinho Xplor dedica-se à tirolesa e a outras aventuras ao ar livre.

Lugares imperdíveis em Cozumel

Conheça as nossas excursões

    México

    Na sombra de um sombrero
    Na sombra de um sombrero

    Uma das maiores civilizações do mundo, o México é um destino excelente para um cruzeiro com a sua mistura de culturas mesoamericanas, tribos indígenas modernas e tradições espanholas, além de ser também uma economia dinâmica e moderna, a maior da América Latina a seguir ao Brasil.

    As paisagens mexicanas são igualmente diversas, desde a cintilante costa azul da Baixa Califórnia e dos emblemáticos desertos cobertos de cactos do Norte, até às aldeias maias e às deslumbrantes praias repletas de palmeiras do mar das Caraíbas. Pode escalar vulcões, observar baleias, nadar debaixo da terra e fazer um circuito pelas fazendas de tequila durante a sua viagem ao México.

    Espalhadas por todo o país também encontrará igrejas coloniais ricamente decoradas, antigas pirâmides colossais e uma cozinha sofisticada que pouco tem que ver com o mundo dos nachos e burritos. Apesar da influência inevitável dos EUA e das ligações próximas ao resto do mundo falante de espanhol, o país preserva resolutamente a sua individualidade. A música que inunda as praças ao fim do dia, os edifícios à sua volta e até mesmo os aromas que emanam da fila de carrinhos de tacos lembrá-lo-ão sem sombra de dúvida do local onde se encontra.

     Muitos dos turistas que visitam o México pela primeira vez ficam surpreendidos ao descobrir que o país está longe de ser uma nação “em vias de desenvolvimento”. Possui uma economia sólida, a décima quarta maior do mundo, um sistema interno de transportes extremamente completo e eficiente e um panorama artístico e musical contemporâneo e animado.