Khasab

O topo dos Emirados

Um fiorde árabe  

Herança portuguesa

Procurar cruzeiros em Dubai, Abu Dabi e Sir Bani Yas

Khasab

A Noruega árabe

Khasab também atende pela designação de “Topo dos Emirados”, um jogo de palavras que define a sua situação geográfica (é a cidade mais a norte dos Emirados) que é a atracção deste porto de Omã, localizado no enclave mais setentrional do Sultanato. No seu cruzeiro MSC a Abu Dabi, Dubai e Omã perceberá que Khasab guarda o Estreito de Ormuz que separa o mar Arábico do oceano Índico.


Aqui, a viagem prossegue até Musandam, o mais longo e famoso fiorde daquelas costas, com as suas enseadas extensas esculpidas no calcário, que se abrem para o interior pelas falésias que se erguem verticalmente sobre as águas azuis cristalinas, repletas de golfinhos e de uma ampla e diversa vida marinha, sendo por isso conhecida por “Noruega da Arábia”.

Uma das formas mais interessantes de explorar estas paragens é a bordo de um dhow, uma embarcação típica usada na península Arábica, actualmente munida de motor ou, caso contrário, equipada com uma ou mais velas latinas. Na sua visita a Omã, poderá optar por uma excursão à Telegraph Island, a ilha histórica na qual, em meados do século XIX, os britânicos construíram uma estação intermediária do telégrafo que ligava Bombaim ao Barém.

A cidade de Khasab foi fundada pelos portugueses no início do século XVII, no melhor porto natural possível da região e oferece possibilidades de excursões interessantes. Uma das mais apelativas é a Fortaleza de Khasab


Presentemente mais distante do mar, preserva o seu encanto original e algumas embarcações típicas da região que, à semelhança das construções militares, estão decoradas no estilo tradicional da península de Musandam.

Ou pode visitar a cidade de Bukha, com os seus dois fortes majestosos construídos no período português: o Forte Bukha, primorosamente conservado, com a sua coroa ininterrupta de merlões redondos, e o Forte Al Qala, com as suas muralhas de pedra aparente.

Lugares imperdíveis em Khasab

Conheça nossas excursões

    Omã

    Cenários das mil e uma noites
    Cenários das mil e uma noites

    Aninhado entre o mar, o deserto e as montanhas imponentes e descendente de uma cultura milenar, o Sultanato de Omã fará o seu coração estremecer.

    As Areias de Wahiba – uma enorme extensão de terra – são a primeira atracção turística e uma paragem obrigatória no seu cruzeiro a Omã e aos Emirados. 

    Ao longo da estrada desde Nizwa até Sur, aventuramos-nos no deserto, seguindo pelas trilhas de areia que percorrem as dunas de areia acobreadas e o seu cenário inesquecível. 


    Quem procura uma verdadeira aventura na sua viagem a Omã pode fazer uma excursão a dois uádis, desfiladeiros que consistem em leitos secos de rios esculpidos pelas chuvas torrenciais periódicas. 

    Chegamos a Wadi Bani Awf numa pista todo-o-terreno que atravessa as montanhas Hajar, chegando a alguns dos picos mais altos e desfiladeiros vertiginosos ao longo de percursos emocionantes. Por sua vez, aqueles que adoram caminhadas vão gostar de Wadi Shab


    Os vestígios do passado belígero de Omã são testemunhados pelos seus inúmeros fortes. Um dos mais singulares é o Forte Nizwa, com a sua enorme torre circular no centro, com um diâmetro de 45 metros, tendo sido construído no século XVII pelo Sultão Bin Saif Al Ya’rubi para proteger a cidade. 

    Por outro lado, o Forte Jabrin é um dos mais impressionantes e bem conservados de Omã. As construções que parecem areia remontam ao século XVI e erguem-se no deserto em pleno palmeiral, a apenas cinco quilómetros de Bahla.