Mascate

Um passado glorioso
O Muttrah Souq
A Grande Mesquita do Sultão Qabus

Procurar cruzeiros em Dubai, Abu Dabi e Sir Bani Yas

Mascate

A cidade milenar

Ao desembarcar em Mascate, a capital de Omã, no seu cruzeiro MSC a Dubai, Abu Dhabi e Sir Bani Yas estará a entrar numa das cidades mais antigas do Médio Oriente. Era dali que o incenso era expedido para a Grécia e para Roma logo a partir do século II.


Presentemente, ainda é possível encontrar vestígios do seu passado glorioso no centro histórico onde, até finais do século passado, os portões que separavam os diversos bairros eram fechados três horas após o amanhecer. Muttrah, o centro histórico de comércio e actividades da capital, que avistará do navio, é uma das zonas mais curiosas e bem preservadas do centro da cidade.
 
A sua vocação comercial deve-se à proximidade do grande porto Qabus (que recebeu o nome do seu soberano), onde o seu navio MSC aguardará por si. Dedique uma parte do seu tempo a Mascate para visitar as atracções, como o mercado de peixe, o forte português e, acima de tudo, o mercado Muttrah Souq, um dos destinos preferidos dos passageiros dos cruzeiros. 
 
Siga pela estrada ao largo do mar até à parte antiga da cidade de Mascate onde, há aproximadamente 200 anos atrás,  o antecessor do actual chefe de Estado construiu o Palácio Al Alam (Palácio da Bandeira), restaurado na década de setenta e que se tornou na residência oficial do sultão. Trata-se de um belo exemplo da arquitectura árabe contemporânea, situado no centro da zona de Muscat que ainda está cercada pelas muralhas do século XVII.
 
Nas proximidades, no bairro de Bawshar, encontrará a Grande Mesquita do Sultão Qabus, na qual cerca de 6.500 devotos se reúnem para rezar no salão de orações principal e que conta com um único tapete gigantesco, de aproximadamente 4200 m², feito com um bilião e 700 milhões de nós e que pesa 21 toneladas. Todos os salões, que também podem ser visitados por não muçulmanos, são decorados com motivos evocativos da cultura árabe.

Lugares imperdíveis em Muscat

Conheça nossas excursões

    Omã

    Cenários das mil e uma noites
    Cenários das mil e uma noites

    Aninhado entre o mar, o deserto e as montanhas imponentes e descendente de uma cultura milenar, o Sultanato de Omã fará o seu coração estremecer.

    As Areias de Wahiba – uma enorme extensão de terra – são a primeira atracção turística e uma paragem obrigatória no seu cruzeiro a Omã e aos Emirados. 

    Ao longo da estrada desde Nizwa até Sur, aventuramos-nos no deserto, seguindo pelas trilhas de areia que percorrem as dunas de areia acobreadas e o seu cenário inesquecível. 


    Quem procura uma verdadeira aventura na sua viagem a Omã pode fazer uma excursão a dois uádis, desfiladeiros que consistem em leitos secos de rios esculpidos pelas chuvas torrenciais periódicas. 

    Chegamos a Wadi Bani Awf numa pista todo-o-terreno que atravessa as montanhas Hajar, chegando a alguns dos picos mais altos e desfiladeiros vertiginosos ao longo de percursos emocionantes. Por sua vez, aqueles que adoram caminhadas vão gostar de Wadi Shab


    Os vestígios do passado belígero de Omã são testemunhados pelos seus inúmeros fortes. Um dos mais singulares é o Forte Nizwa, com a sua enorme torre circular no centro, com um diâmetro de 45 metros, tendo sido construído no século XVII pelo Sultão Bin Saif Al Ya’rubi para proteger a cidade. 

    Por outro lado, o Forte Jabrin é um dos mais impressionantes e bem conservados de Omã. As construções que parecem areia remontam ao século XVI e erguem-se no deserto em pleno palmeiral, a apenas cinco quilómetros de Bahla.