Santa Cruz de La Palma

Uma cidade dentro de um antigo vulcão
A Igreja de El Salvador
O Parque Nacional da Caldera de Taburiente

Procurar cruzeiros MSC Grand Voyages

Santa Cruz de La Palma

Os estilos barroco e renascentista emoldurados pelo mar

A chegada ao Porto de Santa Cruz de La Palma, nas Ilhas Canárias, num navio de cruzeiro MSC é uma sensação incrível. A cidade foi fundada dentro da Calderata, uma antiga cratera vulcânica que atinge os 1.800 metros de altura, protegendo do vento as embarcações à vela do passado e os navios de cruzeiro do presente.
 Graças à história de Santa Cruz de La Palma que, no passado, era um porto de escala importante na rota comercial para as Índias Orientais, foi enriquecida com fortificações como, por exemplo, o Castillo de Santa Catalina e o Castillo de Santa Cruz del Barrio, construídos na segunda metade do século XVI para defender Santa Cruz de La Palma dos ataques de piratas.

No entanto, o património histórico do centro da cidade, que se encontra praticamente em todas as esquinas, remonta aos períodos renascentista, barroco e clássico. Vale a pena perder-se nas suas ruas, mais que não seja para admirar as varandas singulares, como as da Avenida Maritima.

A Plaza España – na qual o edifício mais emblemático que data do período renascentista proporciona um belo espectáculo – está situada no centro da cidade. Aí encontrará a Igreja de El Salvador. Iniciada em 1497, o seu pórtico evoca um arco do triunfo romano construído em homenagem à vitória de Cristo sobre a morte.

O seu campanário austero também é interessante. Aproveite uma excursão ao Santuário de Nossa Senhora das Neves, venerada desde a chegada dos primeiros espanhóis às ilhas. O santuário está situado num cenário natural florescente e, hoje, é o mais importante de uma série de monumentos de grande valor histórico, cultural e artístico que também inclui a Casa de los Romeros (Casa dos Peregrinos do século XVII) e a Casa Paroquial (século XVIII).

Se é um amante da natureza, faça uma excursão ao Parque Nacional da Caldera de Taburiente, uma ampla bacia que restou após o colapso de um antigo vulcão. No parque também encontrará fontes e nascentes de águas alaranjadas e verde-esmeralda.

Lugares imperdível em Santa Cruz de La Palma

Conheça nossas excursões

    De momento, a selecção para este porto não tem resultados. Por favor modifique filtro para descobrir a melhor forma de descobrir o destino!

Espanha

Amor à primeira vista
Amor à primeira vista

Caso esta seja a sua primeira visita a Espanha, tenha cuidado, pois trata-se de um país que rapidamente se torna viciante. Talvez tencione apenas fazer uma excursão durante o seu cruzeiro, um passeio a pé ou uma pausa na cidade, mas corre o risco de ser surpreendido por alguma coisa totalmente inesperada como, por exemplo, a comemoração de alguma fiesta local, ou a sublime arquitectura de Barcelona.

Até mesmo nas estâncias balneares mediterrânicas mais turísticas da Costa del Sol encontrará um bar ou restaurante autêntico, frequentado pelos locais, e uma aldeia não muito distante, na qual uma antiga tradição tauromáquica nada depende do turismo. 


Numa viagem a Espanha também poderá conhecer as grandes cidades do Norte, como Barcelona, que se reinventaram como destinos culturais essenciais (sendo que nem todas fecham para a "siesta" da tarde). 


E agora que o mundo se volta para Espanha em busca de inspiração gastronómica, dado que o país tem alguns dos chefes mais aclamados e restaurantes mais inovadores do mundo, não restam dúvidas de que as coisas mudaram. Apesar da instabilidade do contexto económico actual, o país é analisado sob um prisma muito diferente face ao da geração anterior. 

Por isso, prepare-se para ser surpreendido.