Penang

Uma cidade colonial envolvente
A praia de Batu Ferringhi
Casas-loja e templos invulgares

Procurar cruzeiros MSC Grand Voyages

Penang

Uma história repleta de cores

No extremo noroeste da Península da Malásia, Penang é a região malaia cujo se presta a mais ambiguidade: consoante o contexto, o apelido pode referir-se à ilha (Pulau Pinang em malaio, pinang sendo aquilo que os malaios chamam de palmeira da noz de areca) ou ao Estado (a ilha e um pequeno fragmento do continente do lado oposto, à volta da cidade de Butterworth) ou apenas à capital do Estado, Georgetown, que aguarda a sua visita numa excursão de um cruzeiro MSC Grand Voyages.


Foi ali que os britânicos estabeleceram o seu primeiro porto malaio em finais do século XVIII, estabelecendo as bases para a Georgetown de hoje, uma fusão envolvente da herança colonial indiana, malaia e, sobretudo, chinesa e peranakan. Numa excursão de um cruzeiro MSC Grand Voyages poderá visitar esta cidade que refloresceu desde que, em 2008, o seu centro histórico, juntamente com o bairro de Melaka, foram declarados Património da Humanidade da UNESCO oferecendo um excelente ponto de partida para conhecer Penang. Além disso, na ilha de 285 quilómetros quadrados, encontrará um parque nacional costeiro onde poderá assistir à desova das tartarugas marinhas, conhecer alguns templos invulgares e uma praia extremamente desenvolvida em Batu Ferringhi


O centro de Georgetown ocupa um cabo rectangular na extremidade nordeste da ilha, cujo centro histórico está situado essencialmente nas áreas meridional e oriental de Lebuh Farquhar, Lebuh Cinta (Pista do Amor) e Lebuh Melayu. Trata-se de um labirinto surpreendentemente harmonioso com vielas perfiladas por casas-loja em vários estados de conservação e polvilhado livremente com edifícios religiosos, impressionantes associações clânicas ou kongsi, uma fusão de organização de bem-estar chinesa, clube social, templos e outros monumentos. Remontando a 1884, os Jardins Botânicos de Georgetown ostentam extensos relvados, um riacho, uma pequena cascata coberta de mato e diversas estufas (um tanto insignificantes). Nas manhãs dos fins-de-semana enchem-se de desportistas chineses, que percorrem as trilhas do circuito em aproximadamente trinta minutos.

Lugares imperdíveis em Penang

Conheça nossas excursões

    Malásia

    Suspensa entre o passado e o futuro
    Suspensa entre o passado e o futuro

    A Malásia tem alguma coisa para oferecer a todos os passageiros de cruzeiro das MSC Grand Voyages, desde a vida nocturna animada dos bares e discotecas da capital, aos edifícios históricos das cidades repletas de história colonial, às inúmeras iguarias regionais, às caminhadas e à observação da vida selvagem na floresta tropical mais antiga do mundo e ao mergulho em alguns dos lugares mais encantadores do mundo, nas praias de areia branca das suas diversas ilhas.

    Num cruzeiro à Malásia deparar-se-á com um enorme encanto e beleza. A sua rica herança cultural é visível tanto nas aldeias tradicionais quanto no seu empenho em preservar a pluralidade religiosa.

    A força cultural dominante é inquestionavelmente o islamismo, mas a população diversificada do país de malaios, chineses, indianos e as tribos indígenas do Bornéu deram origem a uma fabulosa justaposição de mesquitas, templos e igrejas, uma panóplia de festivais e uma fusão gastronómica maravilhosa. Os malaios frisam que a sua gastronomia é uma combinação dos melhores sabores e especialidades dos países à sua volta e, depois de fazer algumas refeições nas bancas de rua crepitantes, provavelmente concordará com eles.

    Provavelmente, a primeira impressão que formará da capital tecnológica e em rápido crescimento da Malásia, Cuala Lumpur, será a de uma metrópole moderna, dinâmica e colorida com arranha-céus reluzentes. Pulau Langkawi é uma ilha conhecida, repleta de palmeiras e duty free, a norte de Penang, ao passo que as estradas ao largo da costa leste da península incluem paragens nas ilhas verdadeiramente deslumbrantes de Pulau Perhentian e Pulau Tioman.