Split

Um património histórico singular
Uma Riva ampla e animada
O Palácio de Diocleciano

Procurar cruzeiros no Mediterrâneo

Split

Deixe-se ficar num café e contemple o horizonte azul

Com os seus cafés à beira-mar e vielas antigas, vendedores ambulantes aos gritos e viajantes em movimento, a animada e exuberante Split é uma das cidades mais apelativas da Croácia e do Mediterrâneo e será fácil perceber porquê ao desembarcar de seu cruzeiro MSC.

Além disso, também é dona de um património histórico singular, tendo florescido a partir do palácio construído pelo imperador romano Dioclecioano, em 295 A.D. O palácio continua a ser a principal atracção de Split, tendo sido gradualmente transformado num labirinto de casas, aposentos, igrejas e capelas pelos vários povos que ali viveram após a partida dos sucessores de Diocleciano.

Adaptado há muito tempo para servir de centro da cidade de Split, o Palácio de Diocleciano não é certamente um “sítio” arqueológico”. Embora as construções prévias como o Mausoléu de Diocleciano (actualmente a catedral) e o Templo de Júpiter (actualmente um baptistério) ainda existam, outros aspectos do palácio foram de tal maneira transformados pelas gerações seguintes que já não é possível identificá-las como estruturas da Roma antiga. O melhor lugar para iniciar a descoberta da fachada litoral do palácio numa excursão MSC é a ampla e animada Riva (passeio marítimo) de Split.

Estendendo-se ao longo da fachada sul do palácio, onde foram construídas lojas, cafés e um labirinto de apartamentos minúsculos, a Riva é o local onde uma grande parte da população da cidade se reúne de dia e de noite para encontrar amigos, pôr a conversa em dia ou descontrair durante uma ou duas horas num café. Quase tudo o que vale a pena ver em Split está concentrado na compacta Cidade Velha, atrás da Riva, construída com vários vestígios e reconversões do próprio Palácio de Diocleciano e com as adições medievais da sua vertente oeste. Pode conhecer esta zona num passeio de dez minutos, embora necessitasse de toda uma vida para explorar todos os seus recantos e esconderijos.

Lugares imperdíveis em Split

Conheça as nossas excursões

    Croácia

    Natureza e sofisticação
    Natureza e sofisticação

    Um cruzeiro no Mediterrâneo até à Croácia revelar-lhe-á um país abençoado por uma imensidão de riquezas naturais , que ostenta quase 2000 km de costa rochosa recortada e mais de um milhar de ilhas, muitas delas cobertas por uma vegetação luxuriante.


    Numa viagem à Croácia também se deparará com uma grande sofisticação urbana, com os seus portos repletos de iates e uma profusão de bares de cocktails, sobretudo nos destinos da moda como Dubrovnik e Hvar. Na extremidade norte do litoral da Croácia, a península de Ístria tem grande parte das estâncias mais desenvolvidas do país, a par de cidades venezianas antigas, como Poreč e Rovinj, e do porto impudico de Pula, berço de alguns vestígios romanos impressionantes. O golfo de Carnaro, repleto de ilhas, imediatamente a sul de Ístria, é liderado pela cidade de Rijeka, uma cidade portuária contundente com uma vida cultural activa.

    A seguir ao golfo de Carnaro encontra-se Dalmácia, uma faixa costeira dramática cravejada de ilhas. A principal cidade da Dalmácia setentrional é Zadar, cujas ruelas centrais movimentadas estão repletas de igrejas medievais. A segunda cidade da Croácia, Split, é a principal cidade meridional da Dalmácia, um porto animado e caótico com um centro antigo moldado à volta do palácio do Imperador Romano Diocleciano.