Zadar

Um vida animada de cafés e bares
A Igreja de São Donato
Um passeio marítimo que é uma instalação artística

Procurar cruzeiros no Mediterrâneo

Zadar

À descoberta da Dalmácia antiga

Nos seus cruzeiros no Mediterrâneo à Croácia, a antiga capital da Dalmácia, Zadar é uma das histórias de enorme sucesso do mar Adriático croata, que alia uma herança antiga e medieval a uma vida animada de cafés e bares e a projectos arquitectónicos de vanguarda, como o Órgão do Mar que confere ao passeio marítimo a aparência de uma instalação de arte contemporânea.

Numa excursão de um cruzeiro MSC no Mediterrâneo descobrirá que o nome colectivo de uma série de praças interligadas que formam o centro de Zadar é o Fórum, o sítio original do mercado romano, embora actualmente reste muito pouco do original. Uma grande quantidade da pedra original do Fórum foi utilizada na Igreja de São Donato, do século IX, um cilindro pesado em pedra que, segundo a tradição, terá sido construído pelo próprio São Donato, um bispo irlandês que ali viveu durante algum tempo. Trata-se de um exemplo impressionante da arquitectura bizantina

Por sua vez, a Catedral de Santa Anastácia dos séculos XII e XIII é um exemplo perfeito do estilo românico tardio, com uma fachada leste de arcadas evocativa das igrejas toscanas. A oeste da catedral, as vielas afluem até ao passeio marítimo de Obala kralja Petra Krešimira IV que oferece uma vista encantadora da água até à ilha montanhosa de Ugljan.
No seu cruzeiro no Mediterrâneo a Zadar também poderá desfrutar do passeio marítimo orlado de palmeiras. Normalmente, a maioria dos visitantes é atraída para o chamado Órgão do Mar situado na extensão sudoeste da península.

Projectado pelo arquitecto local Nikola Bašić e concluído em 2005, o órgão consiste numa escadaria ampla em pedra que desce em direcção ao mar. A acção das ondas força a entrada do ar através de uma série de tubos subaquáticos, fazendo-o subir pelos espaços recortados nos degraus produzindo uma selecção de notas musicais suaves.

Lugares imperdíveis em Zadar

Conheça as nossas excursões

    Croácia

    Natureza e sofisticação
    Natureza e sofisticação

    Um cruzeiro no Mediterrâneo até à Croácia revelar-lhe-á um país abençoado por uma imensidão de riquezas naturais , que ostenta quase 2000 km de costa rochosa recortada e mais de um milhar de ilhas, muitas delas cobertas por uma vegetação luxuriante.


    Numa viagem à Croácia também se deparará com uma grande sofisticação urbana, com os seus portos repletos de iates e uma profusão de bares de cocktails, sobretudo nos destinos da moda como Dubrovnik e Hvar. Na extremidade norte do litoral da Croácia, a península de Ístria tem grande parte das estâncias mais desenvolvidas do país, a par de cidades venezianas antigas, como Poreč e Rovinj, e do porto impudico de Pula, berço de alguns vestígios romanos impressionantes. O golfo de Carnaro, repleto de ilhas, imediatamente a sul de Ístria, é liderado pela cidade de Rijeka, uma cidade portuária contundente com uma vida cultural activa.

    A seguir ao golfo de Carnaro encontra-se Dalmácia, uma faixa costeira dramática cravejada de ilhas. A principal cidade da Dalmácia setentrional é Zadar, cujas ruelas centrais movimentadas estão repletas de igrejas medievais. A segunda cidade da Croácia, Split, é a principal cidade meridional da Dalmácia, um porto animado e caótico com um centro antigo moldado à volta do palácio do Imperador Romano Diocleciano.