Koper

Calli, campi, broli e o Leão de São Marcos
Os pórticos do Palazzo Pretorio
A medieval Piazza del Duomo

Procurar cruzeiros no Mediterrâneo

Koper

Uma relação estreita com Veneza

Numa visita a Capodistria (Koper) será catapultado para um porto da “Sereníssima” República de Veneza que administrou a cidade ao longo de quase cinco séculos.
 
Ao desembarcar do seu navio de cruzeiro MSC e passear pelo centro histórico detectará algumas características que em muito se assemelham a Veneza: calli (típicas ruas estreitas de Veneza), campi (praças pequenas), broli (conjunto de praças), e o leão de São Marcos, brasão da nobreza e governantes que adorna as fachadas dos palácios.

Uma das manifestações mais interessantes deste tecido urbano é a Via Calegaria, tradicionalmente dedicada ao comércio e às oficinas de artesãos, sobretudo de sapateiros. Entre as excursões mais interessantes de um cruzeiro MSC no Mediterrâneo, destaca-se a da marina da Porta Maggiore, até aos pórticos do Palazzo Pretorio (Palácio Pretoriano), reconstruído em meados do século XV, na Piazza del Duomo. A igreja possui uma linda fachada do século XV com portais da autoria de Pietro Lombardo, e no seu interior do século XVIII também encontrará o sarcófago de alabastro de São Nazário, construído em 1422 por Filippo de Sanctis. O campanário é ainda mais antigo do que o Duomo, tendo sido construído entre os séculos XII e XIII.

Vale a pena admirar todo o centro histórico de Capodistria, desde o edifício românico (Casa Percauz, século XIII ou XIV) aos inúmeros edifícios góticos medievais tardios do brolo e ao longo da Via Calegaria; os edifícios de origem toscana projectados com o característico "gheffo", os andares superiores salientes, ou os edifícios renascentistas, barrocos e neoclássicos .

Em alternativa, pode desfrutar de uma excursão até Liubliana, a capital da Eslovénia, uma cidade muito bonita que vale a pena descobrir, na qual estilos arquitectónicos diferentes coexistem harmoniosamente. É possível explorar Liubliana num passeio ao largo do rio que a divide em duas partes, mas não deixe de admirar também a Ponte Triplo (ponte tripla), os esplêndidos Jardins de Tivoli e de visitar o Castelo que domina a cidade ou o mercado, no coração da cidade que lhe proporcionará memórias inesquecíveis do seu cruzeiro.

Lugares imperdíveis em Koper

Conheça as nossas excursões

    Eslovénia

    Passeando de bicicleta pela floresta
    Passeando de bicicleta pela floresta

    Estável, próspera e acolhedora, a Eslovénia é um lugar encantador e acolhedor para viajar, com cidades cultas e importantes do ponto de vista arquitectónico e um interior luxuriante de florestas repletas de pinheiros, perfeitas para fazer caminhadas e passear de bicicleta no Verão e esquiar no Inverno.

    O país conseguiu evitar muitas das dissidências que assolaram os outros países aquando da complexa desintegração da República da Jugoslávia. 

    Administrada pelos suseranos Habsburgos germanófonos até 1918, os eslovenos absorveram a cultura dos seus governantes, preservando simultaneamente um forte sentimento de identidade ética através da sua língua eslava. 


    Nenhum cruzeiro à Eslovénia ficaria completo sem uma visita à sua capital sofisticada, Liubliana: uma cidade encantadora, agradavelmente compacta e repleta de edifícios barrocos e habsburgos deslumbrantes

    Uma rápida viagem aos Alpes Julianos oferece um cenário montanhoso majestoso, mais acessível na zona dos lagos gémeos deslumbrantes,  Bled e Bohinj, ao passo que a região do Vale Soca, que orla a fronteira ocidental do país, é ainda mais inesquecível. 


    Ainda mais a sul encontrará cavernas e grutas extraordinárias, designadamente as de Postojna e Škocjan, ao passo que a pequena faixa costeira mediterrânica eslovena é habitada por duas cidades nitidamente diferentes: a histórica Piran e Portorož, mais orientada para o lazer. 

    Nas regiões orientais vinícolas, encontrará Ptuj, que é a cidade mais antiga e mais bem preservada da Eslovénia, mas a segunda maior cidade do país, Maribor, também vale a paragem a caminho da Áustria.