Gythion

Praças de cafeeiros e laranjeiras
O anfiteatro da antiga Acrópole
Mystra, uma cidade bizantina intacta

Encontre cruzeiros no Mediterrâneo

Gythion/Sparta

O antigo porto de Esparta

Se você é um fã de história quando viajar com a MSC num cruzeiro pelo Mediterrâneo, na Grécia, certamente lhe dará as boas vindas de braços abertos. Logo que você desembarcar do seu cruzeiro MSC, perceberá que Esparta Moderna, capital da Lacônia, tem poucas ruínas antigas e que hoje é apenas o centro organizacional de uma enorme planície agrícola.


A cidade deve o seu atrativo a seu próprio estilo - ruas pequenas para pedestres e praças de cafeeiros e laranjeiras. Mas o verdadeiro motivo para acompanhar a excursão da MSC Cruzeiro, é conhecer Mystras. Mystras era uma cidade bizantina, situada a 5 km à oeste que controlava grande áreas de terra na era medieval. É possível visitar algumas ruínas localizadas ao norte da cidade. Da estátua do valente Leônidas, herói das Termópilas, na rua Paleológou, siga a pista que circunda o estádio moderno e atrás do estádio vá  em direção da antiga Acrópole, o mais alto dos montes espartanos. 


Um imenso teatro encravado numa colina pode ser claramente vislumbrado, embora hoje a maioria da sua alvenaria já não exista, uma vez que o local foi rapidamente transformado em uma fortificação quando os espartanos perderam o poder, e mais tarde ainda, a mesma construção foi remodelada numa construção de Mystras Bizantina. Acima do teatro, uma placa assinala um fragmento do Templo de Athina Halkiakou e no topo da acrópole encontram-se ruínas empilhadas de uma igreja bizantina do século X  e o monastério de Ósios Níkon.


 Na estrada de Trípoli, uma trilha leva às ruínas do Santuário de Artemis Orthia. Neste lugar os meninos espartanos foram submetidos a exaustivos rituais de chicotadas. O geógrafo romano e editor de viagens Pausanias registra que os homens jovens pereciam sob o chicote para que o altar fosse salpicado com o seu sangue num gesto de agrado à deusa. Todos os artefatos e mosaicos que puderam ser removidos estão atualmente em exposição no pequeno museu arqueológico no Áyios Níkonos.

Lugares imperdíveis em Gythion

Conheça as nossas excursões

    Grécia

    Sob a protecção dos deuses
    Sob a protecção dos deuses

    Seria necessária toda uma vida a saltar de ilha em ilha para poder apreciar a totalidade das 227 ilhas gregas dispersas pelo mar Mediterrâneo.
    Com as suas águas verde-safira que banham as costas rochosas, repletas de enseadas secretas e praias de areia, as suas ilhas são a matéria dos cartazes de viagens de sonho e representam a ideia do verão grego por excelência: sol, mar e areia.

    Para qualquer pessoa que tenha uma veia cultural, um cruzeiro nas ilhas gregas será certamente inspirador. As marcas culturais são visíveis em quase todas as cidades ou aldeias e aí encontrará alguma ligação ao passado, seja um templo de Afrodite delicadamente desmoronado, um forte veneziano ameaçador ou um mosteiro bizantino empoeirado decorado com frescos requintados.
    Mas, numa viagem às ilhas gregas, a chamada para os deveres culturais nunca será muito avassaladora, pois os prazeres hedonistas do ócio e do calor – nadar em mares amenos ao entardecer, conversar e beber sob as estrelas – são tão cativantes quanto a cultura.
    A cidade globalizada e em plena expansão de Atenas é uma apresentação obrigatória e quase inevitável da Grécia: além da deslumbrante Acrópole, oferece um leque cosmopolita de diversões culturais, desde museus a concertos, lojas repletas de opções, restaurantes gastronómicos e discotecas animadas.