Pireu

O porto de Atenas desde os tempos clássicos
O magnífico Museu Arqueológico Nacional
As ruínas impressionantes do Partenon na Acrópole

Procurar cruzeiros no Mediterrâneo

Pireu/Atenas

O testemunho de uma civilização antiga

Pireu (Piraeus) é o porto de escala ideal durante o seu cruzeiro MSC no Mediterrâneo. Tem sido o porto de Atenas desde os tempos clássicos, quando as chamadas Longas Muralhas, cujos vestígios dispersos ainda podem ser vistos, foram construídas para ligá-lo à cidade.
 
Hoje em dia é uma metrópole importante por direito próprio. Os ferries da ilha que deixam o porto onde o seu navio de cruzeiro MSC aguarda o seu regresso são o motivo que atrai a maioria das pessoas até ali. No entanto, caso fique durante algum tempo, as verdadeiras atracções do lugar estão situadas à volta dos portos de pequenas embarcações de Zea e de Mikrolímano, no lado oposto da pequena península.

Aqui, as áreas residenciais de luxo são animadas pelos belos cafés, bares e restaurantes à beira-mar que oferecem o melhor marisco da cidade. Numa excursão do seu cruzeiro MSC no Mediterrâneo também terá oportunidade de visitar Atenas Os vestígios da cidade grega da Antiguidade Clássica cuja epítome é o Partenon e outros situados na Acrópole são atracções incontornáveis, a par do magnífico Museu Arqueológico Nacional.

O rochedo da Acrópole, coroado pelas ruínas impressionantes do Partenon domina o panorama de Atenas na sua quase totalidade. Rodeada por ruas pedonais, pode ser admirada de quase todos os ângulos. Ao entrar pela porta monumental do Propileu, verá o requintado e minúsculo Templo de Atena Nice sobre uma plataforma íngreme do lado direito, com vista sobre Pireu e o golfo Sarónico.

O Partenon é a principal atracção, sendo o primeiro e maior projecto da Idade do Ouro de Atenas, também conhecida por Século de Péricles. Originalmente, as colunas estavam pintadas de cores vivas e o edifício ornamentado com as melhores esculturas da época clássica, igualmente coloridas. Ao norte do Partenon encontra-se o Erectéion e o seu deslumbrante Pórtico das Cariátides, cujas colunas formam as túnicas das seis donzelas altas.

Lugares imperdíveis em Piraeus

Conheça as nossas excursões

    Grécia

    Sob a protecção dos deuses
    Sob a protecção dos deuses

    Seria necessária toda uma vida a saltar de ilha em ilha para poder apreciar a totalidade das 227 ilhas gregas dispersas pelo mar Mediterrâneo.
    Com as suas águas verde-safira que banham as costas rochosas, repletas de enseadas secretas e praias de areia, as suas ilhas são a matéria dos cartazes de viagens de sonho e representam a ideia do verão grego por excelência: sol, mar e areia.

    Para qualquer pessoa que tenha uma veia cultural, um cruzeiro nas ilhas gregas será certamente inspirador. As marcas culturais são visíveis em quase todas as cidades ou aldeias e aí encontrará alguma ligação ao passado, seja um templo de Afrodite delicadamente desmoronado, um forte veneziano ameaçador ou um mosteiro bizantino empoeirado decorado com frescos requintados.
    Mas, numa viagem às ilhas gregas, a chamada para os deveres culturais nunca será muito avassaladora, pois os prazeres hedonistas do ócio e do calor – nadar em mares amenos ao entardecer, conversar e beber sob as estrelas – são tão cativantes quanto a cultura.
    A cidade globalizada e em plena expansão de Atenas é uma apresentação obrigatória e quase inevitável da Grécia: além da deslumbrante Acrópole, oferece um leque cosmopolita de diversões culturais, desde museus a concertos, lojas repletas de opções, restaurantes gastronómicos e discotecas animadas.