Rodes

O panorama deslumbrante da Cidade Antiga 
Uma encantadora cidade mediterrânica fortificada e medieval
O Palácio do Grão-Mestre

Procurar cruzeiros no Mediterrâneo

Rodes/Lindos

A cidade de Colosso

A ilha de Rodes aguarda a sua visita quando o seu cruzeiro MSC o levar ao leste do Mediterrâneo. No seu promontório mais setentrional está a cidade de Rodes que é, de longe, a maior cidade da ilha, com vista aberta para a Turquia, a menos de 20 km de distância para norte.
 
A cidade antiga que ocupava este local, estabelecida durante o século V a.C. por Hipódamo de Mileto tinha quase o dobro do tamanho da sua contraparte moderna e os seus 100.000 habitantes quase que duplicavam também a sua população actual. Embora o enclave fortificado agora conhecido por Cidade Antiga tenha uma construção mais recente – criada pela Ordem dos Cavaleiros Hospitalários no século XIV – é uma das cidades fortificadas medievais mais extraordinárias que alguma vez verá.

Uma excursão de um cruzeiro MSC no Mediterrâneo a Rodes evocará uma das sete maravilhas perdidas do mundo antigo: o Colosso, uma estátua antiga do deus Hélio erguida para comemorar a retirada das tropas que tinham cercado a ilha em 305 a.C., e que alegadamente estava assente na entrada do porto de Mandráki.

A Cidade Antiga de Rodes é uma verdadeira pérola, um conjunto medieval primorosamente preservado, sendo praticamente a única a manter a impressão de uma aldeia genuinamente acolhedora, que não se desenvolveu demasiadamente para tornar-se uma cidade, nem foi excessivamente adornada para os visitantes. Embora ofereça alguns panoramas e museus interessantes, o que torna a Cidade Antiga tão especial é o puro enlevo do local no seu todo.

As suas ruelas comerciais mais movimentadas, repletas de restaurantes, cafés e lojas de recordações turísticas – que vendem de tudo, desde t-shirts até casacos de pele, de gelados a jóias – podem ficar verdadeiramente apinhadas no Verão. A rua de Sokrátous é a pior, mas pode fugir da confusão e optar pelo emaranhado de calçadas mais a sul, afastadas do mar.

Lugares imperdíveis em Rhodes

Conheça as nossas excursões

    Grécia

    Sob a protecção dos deuses
    Sob a protecção dos deuses

    Seria necessária toda uma vida a saltar de ilha em ilha para poder apreciar a totalidade das 227 ilhas gregas dispersas pelo mar Mediterrâneo.
    Com as suas águas verde-safira que banham as costas rochosas, repletas de enseadas secretas e praias de areia, as suas ilhas são a matéria dos cartazes de viagens de sonho e representam a ideia do verão grego por excelência: sol, mar e areia.

    Para qualquer pessoa que tenha uma veia cultural, um cruzeiro nas ilhas gregas será certamente inspirador. As marcas culturais são visíveis em quase todas as cidades ou aldeias e aí encontrará alguma ligação ao passado, seja um templo de Afrodite delicadamente desmoronado, um forte veneziano ameaçador ou um mosteiro bizantino empoeirado decorado com frescos requintados.
    Mas, numa viagem às ilhas gregas, a chamada para os deveres culturais nunca será muito avassaladora, pois os prazeres hedonistas do ócio e do calor – nadar em mares amenos ao entardecer, conversar e beber sob as estrelas – são tão cativantes quanto a cultura.
    A cidade globalizada e em plena expansão de Atenas é uma apresentação obrigatória e quase inevitável da Grécia: além da deslumbrante Acrópole, oferece um leque cosmopolita de diversões culturais, desde museus a concertos, lojas repletas de opções, restaurantes gastronómicos e discotecas animadas.