Santorini

Uma autêntica maravilha natural
A Museu Arqueológico de Firá
Faixas negras de areias vulcânicas

Procurar cruzeiros no Mediterrâneo

Santorini

Suspensos sobre um mar encantado

Não pode afirmar que passou férias na Grécia sem ter admirado as maravilhas naturais de Santorini. À medida que o nosso navio de cruzeiro MSC vai manobrando na enorme caldeira de Santorini (Thíra), a terra parece elevar-se e envolvê-lo.
 
As falésias despidas e simples pairam centenas de metros acima do mar azul-profundo e não se avista qualquer vegetação ou gado a pastar para amenizar a vista deslumbrante. As únicas cores visíveis são o castanho-avermelhado, o preto e as camadas cinzentas da pedra-pomes, na fachada da falésia da ilha que é a maior do mini-arquipélago.

Uma excursão no seu cruzeiro MSC no Mediterrâneo pode ser a oportunidade perfeita para conhecer Firá (também conhecida como Hóra), fincada perigosamente à beira da enorme caldeira. Embora os restaurantes de Firá sejam mais orientados para o turismo, servem habitualmente refeições de qualidade. Num passeio a pé de duas horas à beira da caldeira chegará à aldeia de Imerovígli e, ainda mais a norte, encontrará Firostefáni, sendo que ambas oferecem vistas maravilhosas.

O único local alternativo é o Karterádhos, uma pequena aldeia a aproximadamente vinte minutos de distância a pé, a sudeste de Firá. Os cruzeiros MSC no Mediterrâneo também oferecem excursões às praias de Santorini, na costa leste da ilha, com as suas enormes faixas negras de areias vulcânicas que se tornam devastadoramente quentes com o sol da tarde.

Foram descobertas provas de que a região foi habitada por uma colónia da civilização minóica, que ali prosperou no passado, aquando da realização de obras junto ao sítio antigo de Minoan Thira em Akrotíri, na extremidade sudoeste da ilha. O sítio foi habitado desde o Neolítico Final até ao século XVII a.C. O Museu Arqueológico de Firá, junto do teleférico a norte da cidade, está em bom estado e apresenta uma colecção das escavações da Antiga Thira.

Lugares imperdíveis em Santorini

Conheça as nossas excursões

    Grécia

    Sob a protecção dos deuses
    Sob a protecção dos deuses

    Seria necessária toda uma vida a saltar de ilha em ilha para poder apreciar a totalidade das 227 ilhas gregas dispersas pelo mar Mediterrâneo.
    Com as suas águas verde-safira que banham as costas rochosas, repletas de enseadas secretas e praias de areia, as suas ilhas são a matéria dos cartazes de viagens de sonho e representam a ideia do verão grego por excelência: sol, mar e areia.

    Para qualquer pessoa que tenha uma veia cultural, um cruzeiro nas ilhas gregas será certamente inspirador. As marcas culturais são visíveis em quase todas as cidades ou aldeias e aí encontrará alguma ligação ao passado, seja um templo de Afrodite delicadamente desmoronado, um forte veneziano ameaçador ou um mosteiro bizantino empoeirado decorado com frescos requintados.
    Mas, numa viagem às ilhas gregas, a chamada para os deveres culturais nunca será muito avassaladora, pois os prazeres hedonistas do ócio e do calor – nadar em mares amenos ao entardecer, conversar e beber sob as estrelas – são tão cativantes quanto a cultura.
    A cidade globalizada e em plena expansão de Atenas é uma apresentação obrigatória e quase inevitável da Grécia: além da deslumbrante Acrópole, oferece um leque cosmopolita de diversões culturais, desde museus a concertos, lojas repletas de opções, restaurantes gastronómicos e discotecas animadas.