Funchal

Uma baía agradável protegida pelas montanhas inclinadas
A majestosa Igreja de Nossa Senhora da Encarnação
A falésia do Cabo Girão

Procurar cruzeiros no Mediterrâneo

Funchal/Madeira

Saboreando os rebuçados de funcho

Quando chegar ao Funchal num cruzeiro MSC, o seu navio ancorará numa baía abrigada pelas montanhas que se elevam em linha recta, logo atrás do porto. O nome Funchal é uma derivação da planta do funcho, que ainda é usado para confeccionar os doces tradicionais conhecidos por rebuçados de funcho e que encontrará em todos os cantos da ilha da Madeira.
 
Uma excursão conduzi-lo-á pelo centro da cidade, para visitar igrejas históricas como a Catedral da Sé, com o seu tecto de alfarge, a majestosa Igreja de Nossa Senhora da Encarnação e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo sem abóbada.

Outra excursão MSC levá-lo-á à aldeia do Monte, de onde poderá admirar uma vista espectacular da baía do Funchal. Terá oportunidade de visitar a sua igreja do século XVIII, o túmulo do último imperador austríaco, Carlos I, e passear pelos magnífico jardim botânico. Mas, se gosta de alturas, nada é mais impressionante do que o Cabo Girão e o seu promontório de 589 metros de altura, que está entre os mais elevados do mundo, e também oferece uma vista magnífica sobre as fajãs do Cabo Girão (pequenas áreas de terra cultivadas no sopé da falésia).

Caso esteja interessado numa praia com todas as comodidades durante o seu cruzeiro MSC, outra excursão levá-lo-á a Machico. Fundada no século XV, aí encontrará o edifício religioso mais antigo da ilha, a Capela dos Milagres, o Forte de São João Baptista e o Forte de Nossa Senhora do Amparo, construídos no início do século XVI.

Por sua vez, a atracção turística mais animada é a Calheta, na costa sudoeste. O porto é adornado por iates majestosos que cruzam o Atlântico e se lhe apetecer dar um mergulho, existem duas praias encantadoras de areia dourada. Apesar das suas infra-estruturas modernas, Calheta remonta a meados do século XV. É também a zona onde se produz a “aguardente”, o melhor rum branco e um ingrediente fundamental para preparar a bebida típica madeirense, a “poncha” .

Lugares imperdíveis em Funchal

Conheça as nossas excursões

    Chegar ao porto

    Porto de Funchal

    Esta seção contém informações sobre como chegar até o porto

    Terrminal de cruzeiros

    Cais Sul, Avenida Sá Carneiro (Terminal Sul)

    Chegar ao porto de

    • Carro

      O porto permanece aberto para entrada de veículos das 8:00 às 23:00h.
      Siga as placas indicando Funchal e Porto de Pontinha
      Carro
    • Avião

      O Aeroporto de Madeira fica a meia hora de trajeto do centro da cidade de Funchal e o Porto. Há um ponto de taxi logo na saída do aeroporto 
      A empresa SAM opera linhas de ônibus de hora em hora na maior parte do dia, fazendo o trajeto do aeroporto até o centro da cidade de Funchal e o porto
      Avião

    Portugal

    Praias douradas e azulejos coloridos
    Praias douradas e azulejos coloridos

    Tendo sido outrora um reino marítimo possante, que dominou as rotas comerciais para África, América do Sul e Oriente, Portugal é actualmente um lugar acolhedor e tranquilo com um ambiente descontraído e uma faixa costeira magnífica, orlada maioritariamente por areias douradas e dunas intermináveis.

    Muitas destas praias estendem-se a perder de vista e raramente ficam lotadas, mesmo no pino do Verão. Tenha no entanto em atenção que enfrentam toda a força das ondas do Atlântico, pelo que requerem mais cuidado dos banhistas do que o Mediterrâneo. 


    O seu interior montanhoso é perfeito para explorar em caminhadas, de caiaque ou mesmo a cavalo, embora uma grande parte do encanto do país resida nos dias passados languidamente na praia, nas fabulosas refeições de marisco e peixe acabado de pescar e na descontracção de apreciar uma cerveja e admirar o pôr-do-sol no Atlântico. 


    Numa viagem a Portugal poderá testemunhar o legado da sua antiga riqueza e poder nas suas cidades históricas. Hoje em dia, Lisboa, magnificamente localizada no estuário do Tejo, é célebre pelos seus grandiosos monumentos de estilo manuelino e pelas suas vielas medievais. 


    Num cruzeiro a Portugal também poderá visitar o Funchal, a capital da ilha portuguesa da Madeira no oceano Atlântico.