Izmir

A vista do topo do Asansör
O Museu Arqueológico
Éfeso, um passeio pela história

Procurar cruzeiros no Mediterrâneo

Izmir/Éfeso

Uma vista privilegiada sobre o mar Jónico

Ao desembarcar do seu cruzeiro MSC em Izmir, a terceira maior cidade da Turquia, poderá desfrutar da sua localização invejável que abrange a extremidade de um golfo do mar Mediterrâneo de 50 km de extensão.

Totalmente rodeada por montanhas, tem a configuração de um anfiteatro colossal, tendo o mar Jónico como pano de fundo interminável e oferecendo assim um panorama de férias deslumbrante. Com uma vista sobre a quase totalidade da cidade, o antiquado Asansör (Elevador) é um excelente local iniciar a sua visita a Izmir.

Construído em 1907 numa torre em tijolo de 50 m de altura, servia originalmente de meio de transporte rápido para aceder às mansões debruçadas na colina acima. Posteriormente, o elevador foi totalmente renovado e a partir do seu restaurante-café no topo, altamente recomendado, poderá admirar as ruas estreitas em baixo, repletas de casas em ruínas e também a baía.

O Museu Arqueológico apresenta uma excelente colecção de achados oriundos de toda a província de Izmir e de outros locais. O único monumento pré-otomano sobrevivente nas planícies, o Agora é o sítio antigo mais acessível de Izmir . Trata-se de um local impressionante, onde a água ainda corre pelas antigas condutas e canais.

Entre as principais construções encontrará uma colunata de quatorze colunas coríntias na vertente ocidental e os vestígios da segunda maior basílica do mundo romano. Os cruzeiros MSC no Mediterrâneo também oferecem excursões a Éfeso (80 km a sul de Izmir). Do majestoso leque de cidades antigas da Turquia esta é, de longe, a mais bem preservada. Na verdade, com a possível excepção de Pompeia, poder-se-ia afirmar que se trata do maior exemplo sobrevivente de uma cidade clássica greco-romana do mundo.
Decerto que se trata de uma alegação de peso, mas solidamente fundamentada, pois as ruínas existentes não são meras pedras dispersas no chão, e sim encarnações quase perfeitas sobre o que terá sido a vida na Antiguidade.

Lugares imperdíveis em Izmir

Conheça as nossas excursões

    De momento, a selecção para este porto não tem resultados. Por favor modifique filtro para descobrir a melhor forma de descobrir o destino!

Turquia

Ruínas gregas e mesquitas otomanas
Ruínas gregas e mesquitas otomanas

Num cruzeiro à parte ocidental da Turquia ficará a conhecer a zona mais desenvolvida economicamente e mais visitada do país.

Seriam necessárias várias semanas para conhecer ao de leve a velha capital imperial de Istambul, abrangendo os estreitos que ligam os mares Negro e de Mármara e ainda o núcleo cultural e comercial da Turquia. 


Flaqueando as margens opostas do mar de Mármara, as duas antigas sedes do Império Otomano, Bursa e Edirne, são ricas em atracções monumentais e têm um ambiente majestoso. 


Depois de Dardanelos e dos seus campos de batalha da Primeira Guerra Mundial estão as duas ilhas turcas do Mediterrâneo, Gökçeada e Bozcaada, conhecidas pelas suas praias excelentes, onde persiste a identidade e a tranquilidade da etnia grega. 

Mais a sul, as paisagens envolvidas pelas oliveiras à volta de Bergama e Ayvalık simbolizam o temperamento clássico do Egeu do Norte. A antiga Sárdis e os antigos campos de treino do príncipe otomano de Manisa também formam um belo conjunto, embora Izmir funcione apenas como uma apresentação prática do Egeu Central e do Egeu do Sul. 


Uma viagem à Turquia mostrar-lhe-á também cidades antigas deslumbrantes. O célebre sítio de Éfeso tende a ofuscar os sítios jónicos de Priene e Dídimos, igualmente merecedores, ou as ruínas enigmáticas de Afrodísias e Labranda. Não deixe de visitar também as cidades montanhosas evocativas como Şirince ou Birgi.