Akureyri

Catarata de Skjálfandafljót
As águas do lago Mývatn
As pseudo-crateras de Skutustaðir

Procurar cruzeiros no Norte da Europa

Akureyri

A derrota de Odin e Thor

Ao desembarcar do seu navio de cruzeiro para umas férias em Akureyri, recomendamos uma excursão ao lago Mývatn. Para lá chegar passará por Eyjafjördur, onde poderá desfrutar de uma vista esplêndida do porto da cidade.
A primeira escala que vale realmente a pena é Godafoss, onde as águas do Skjálfandafljót formam uma cascata de 12 metros de altura. Segundo a lenda, no ano de 999 ou 1000, um dos governantes islandeses proclamou o cristianismo como a religião oficial da Islândia e lançou os ídolos dos deuses nórdicos (Odin, Thor e Freyr, aos quais provavelmente a cascata teria sido dedicada) às suas águas.

Esta lenda é representada num dos vitrais da Igreja de Akureyri (Akureyrarkirkja). Prosseguindo o passeio pela natureza selvagem islandesa, com a sua incrível variedade de cores que oscilam desde o verde vivo das planícies ao vermelho dos minérios que irrompem das profundezas da ilha, chega-se às pseudo-crateras de Skutustaðir, geradas por vapores subterrâneos resultantes de uma erupção ocorrida há 2500 anos.

A partir dali, chega-se a Dimmuborgir, um labirinto de lava extraordinário, no qual entre as formações peculiares se ergue Kirkjan, uma igreja natural com dois portais ogivais que , no seu interior, possui verdadeiras capelas com altares. Pode rematar a sua visita na cratera de Viti, também conhecida como Inferno, uma das muitas crateras do sistema vulcânico Krafla no centro.

Caso se sinta capaz de enfrentar a subida íngreme do seu lago interior, também poderá desfrutar de um banho quente relaxante. Aqui também encontrará o Askja, uma imensa caldeira vulcânica que se estende por 50 km², com um deserto de lava e uma areia tão fina que evoca o pó lunar. Na verdade, foi aqui que os astronautas da Apolo 11 treinaram a sua aterragem lunar.

Antes de regressar a Akureyri, se tiver curiosidade, pode visitar a casa do Pai Natal, cerca de dez quilómetros a sul, uma loja de brinquedos de Natal encantadora que possui o maior calendário do Advento do mundo.

Lugares imperdíveis em Akureyri

Conheça nossas excursões

    Islândia

    Fontes de lava em pleno gelo
    Fontes de lava em pleno gelo

    Uma viagem até à Islândia é como descobrir outro mundo. Mesmo que já tenha imaginado como seria, a ilha surpreendê-lo-á.


    A maioria das pessoas não sabe que Reiquiavique, a capital da Islândia, tem uma vida artística e social intensa. Também desconhece que a natureza islandesa é muito exuberante, dado que as temperaturas no Verão são incrivelmente amenas, e que o Inverno, quando o céu é colorido pela aurora boreal, não é tão frio quanto se possa pensar.

    A Islândia encantá-lo-á com as suas piscinas de lama borbulhante, os incríveis géiseres, os glaciares, as cascatas e muito mais. Dedique-se à observação de aves no lago Mývatn ou faça uma excursão para admirar as baleias. O mar islandês é um dos melhores lugares no mundo para observar estes enormes cetáceos.
    Se aprecia gelo, visite o Jökulsárlón, o maior lago glacial do país a qual se forma onde o glaciar Breiðamerkurjökull desagua no Atlântico. 


    E caso pretenda descontrair, saiba que existem mais de 170 piscinas geotérmicas no país, como a esplêndida e terapêutica lagoa Azul, a cerca de 40 km de Reiquiavique. Trata-se de uma enorme piscina alimentada por uma fonte que jorra água a uma temperatura que varia entre os 37 e os 39 ºC, rica em minerais e com propriedades terapêuticas.