Klaipeda

O único porto lituano
A escultura Os Quatro Ventos
O bairro dos artesãos

Procurar cruzeiros no Norte da Europa

Klaipeda

Onde o antigo e o novo se unem

Quando chegar a Klaipeda, o navio de cruzeiro atracará no únicoporto lituano existente, em actividade desde meados do século XIII.

O centro histórico, que remonta à época em que a cidade era conhecida como Memel, foi construído segundo a forma típica das cidades medievais alemãs, incluindo a praça com a majestosa torre do relógio. Klaipeda está dividida em duas zonas: a parte nova cidade, na margem direita do rio Dane, e a parte antiga cidade, que se desenvolve na margem esquerda.

A última foi construída segundo a disposição clássica do tabuleiro de xadrez, característica das cidades alemãs do século XVII e ainda apresenta alguns edifícios de pórticos treliçados requintados como, por exemplo, os do bairro dos artesãos, que outrora eram usados como armazéns e actualmente são galerias de arte, cafés ou discotecas. Pela cidade, existe uma série de esculturas, a começar pela escultura Os Quatro Ventos que está situada no porto, à entrada do terminal, onde o seu navio de cruzeiro MSC está atracado.

Visite o encantador Teatro Dramos neoclássico, que é a principal construção da praça e onde também encontrará uma estátua dedicada ao poeta Simon Dach. O seu cruzeiro MSC no Norte da Europa também oferece duas excursões, ambas ao largo da costa. Palanga, no norte, é a maior estância balnear lituana com um passeio que culmina no enorme pontão no mar. Está localizado na antiga Rota do Âmbar e, de vez em quando, é possível encontrar fragmentos desta pedra de resina na praia branca, após uma forte tempestade.

Certamente que terá oportunidade de admirar esta pedra no Museu do Âmbar da cidade. Por sua vez, a sul encontramos a península de Neringa, uma faixa de areia que se estende por 98 km e que separa a lagoa da Curlândia do mar Báltico e onde encontrará a maior duna do Norte da Europa, em Nida. Foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO, pela sua importância a nível da biosfera.

Lugares imperdíveis em Klaipeda

Conheça as nossas excursões

    Lituânia

    Hospitalidade e orgulho
    Hospitalidade e orgulho

    A Lituânia é um país dinâmico, idiossincrático e com grandes áreas intactas que passou por uma rápida mudança desde a sua independência da União Soviética, em 1990.
     
    Num cruzeiro MSC no Norte da Eurpa, encontrará espaços vastos para a prática de actividades ao ar livre nos parques nacionais e uma série de praias excelentes, bem como um contraste marcante entre a vida citadina e a simplicidade rural. Fortemente orgulhosos do seu país, os lituanos são mais exuberantes e acolhedores do que os seus vizinhos bálticos e, provavelmente, constatará a sua hospitalidade onde quer que vá.

    Num cruzeiro à Lituânia, graças ao tamanho reduzido do país a circulação é barata. Até nos destinos mais procurados, o volume de visitantes é baixo, dando a sensação de que ainda há muito para descobrir. Na capital, Vilnius, encontrará uma Cidade Antiga Barroca e vielas estreitas, ao passo que a segunda cidade mais importante, Kaunas, tem um centro encantador e alguns museus interessantes, além de uma óptima oferta de bares e restaurantes.

    A cidade portuária de Klaipeda é um ponto adequado para pernoitar a caminho das estâncias balneares de Neringa (o Istmo da Curlândia), uma faixa única de dunas de areia e floresta, que protege a Lituânia do mar Báltico, ou de Palanga, a cidade das festas da Lituânia, para a qual todos se dirigem no Verão para se divertirem.