Stavanger

Um centro repleto de lojas  

O melhor museu da Noruega

O Preikestolen (o Púlpito do Pregador)

Procurar cruzeiros no Norte da Europa

Stavanger/Fiorde de Lyse

Confortavelmente à beira-mar

Interessante e simpática, Stavanger oferece um leque variado de actividades aos visitantes recém-chegados num cruzeiro MSC. A começar por uma visita à cidade propriamente dita, com o seu centro repleto de lojas, ruas estreitas que sobem pela colina e uma bela catedral.
 
Não deixe de passear na parte antiga da cidade, de frente para o mar, onde o seu navio de cruzeiro estará ancorado. Em Stavanger, aproveite para visitar os museus. Entre os mais interessantes, inclui-se o Museu Norueguês do Petróleo, o Museu das Conservas, o Museu de Arte de Rogaland e o Museu Norueguês da Criança.

Também pode optar por um passeio pela cidade de Stavanger para conhecer as23 figuras de ferro que formam a “Broken Column”, uma escultura de Antony Gormley. No fiorde de Hafr, procure as três espadas na rocha, um monumento comemorativo da batalha dos Vikings em 872 A.D., liderada pelo Rei Haroldo I. Nas proximidades, está localizado o Centro de ciências Jærmuseet, eleito o “melhor museu da Noruega” em 2009. Mas, a região de Stavanger é essencialmente conhecida pelos seus fiordes e, designadamente, pelo fiorde de Lyse.

As vertentes da montanha precipitam-se numa queda vertical de quase mil metros, ao largo dos 42 quilómetros de costa, sendo essa a profundidade do mar nessa estreita passagem. Uma excursão na água também lhe proporcionará uma experiência inesquecível. E, a partir dali, também poderá admirar uma das atracções mais famosas da Noruega, o Preikestolen (o Púlpito do Pregador), um afloramento rochoso que se ergue 600 metros sobre o fiorde. Com uma hora e meia de caminhada, partindo da estrada, poderá chegar a essa extraordinária obra da natureza.

Outra atracção turística é Kjerag, um pico que se ergue 1100 metros acima do nível do mar e que domina o fiorde de Lyse, ao passo que a sua vertente setentrional mergulha a pique no mar. Mas, é um pouco mais abaixo, a aproximadamente 980 metros, que encontra uma obra-prima da natureza, gerada pelos elementos: a Kjeragbolten, uma enorme rocha encaixada entre duas vertentes rochosas.

A excursão ocupa a maior parte do dia, mas o espectáculo extraordinário compensa o esforço.

Lugares imperdíveis em Stavanger

Conheça nossas excursões

    Noruega

    A magia da aurora boreal
    A magia da aurora boreal

    Umas férias na Noruega são um sonho. Um sonho que se concretiza ao largo de um fiorde, a mais sugestiva e característica formação natural desta terra.

    Além do fiorde de Geiranger e do fiorde de Nærøy que foram declarados dos Património da Humanidade pela UNESCO, importa referir também o maior de todos os fiordes, o fiorde de Sogn, de 204 km de comprimento, bem como o fiorde de Hardanger, onde as flores das cerejeiras e macieiras salpicam a falésia durante a Primavera.

    Mas ao fazer um cruzeiro MSC no Norte da Europa também pode testemunhar a beleza espectacular da aurora boreal, ao passo que aqueles que viajam no Verão podem admirar o incrível Sol da meia-noite, a norte do Círculo Polar Árctico. Um cruzeiro até à Noruega também significa descobrir a cultura de dois povos antigos: os Vikings, que não eram apenas piratas e guerreiros, mas também comerciantes, exploradores e colonizadores e que, por mais de trezentos anos, até ao século XI, governaram a Escandinávia e o Atlântico Norte; e, posteriormente, os Samis, o povo nativo destas terras, vestindo trajes variegados, com as suas imensas manadas de renas, que viveram no Norte profundo ao longo de mais de 10.000 anos.

    Finalmente, cuidado com os tróis! Muitos dos lugares que visitar receberam os seus nomes destas criaturas lendárias: Trollheimen, Trollstigen (com a espectacular Estrada do Trol), Trollhatten e Trollveggen.