Riga

As calçadas estreitas do centro histórico de Riga
A Casa dos Cabeças Negras
As avenidas da parte nova da cidade

Procurar cruzeiros no Norte da Europa

Riga

Uma capital cultural

Riga é a maior, a mais animada e a mais cosmopolita das capitais bálticas, uma cidade excelente para visitar no seu cruzeiro MSC à Letónia.

Associando arrebatadamente o medieval ao contemporâneo, a cidade tem muito para oferecer aos entusiastas de arquitectura e de história nas suas calçadas estreitas do centro histórico e nas amplas avenidas da parte nova da cidade, onde belos exemplares da arquitectura de estilo “art nouveau” se alinham na Strēlnieku iela e na Alberta iela.

A cidade também apresenta todas as comodidades de uma capital moderna, com um sistema de transportes públicos eficiente e acessível, excelentes opções de compras e uma vida nocturna reconhecidamente exuberante. Uma excursão da MSC Cruzeiros é uma excelente forma de descobrir o centro histórico de Riga, organizado livremente à volta da Praça da Câmara Municipal e da Praça da Catedral, que formam o núcleo da cidade onde se encontra a maioria dos edifícios históricos.

Com as suas calçadas, vielas estreitas e pátios recônditos, dá a impressão de que se recuou no tempo. A leste, a zona histórica faz fronteira com o Parque Bastejkalns e logo a seguir está a parte nova da cidade. Construída na rápida expansão urbana, entre 1857 e 1914, as suas avenidas largas estão ladeadas por edifícios residenciais de quatro e cinco andares, muitos decorados com motivos extravagantes de estilo “art nouveau”. Para apreciar um panorama completo da cidade, com o seu conjunto de abóbadas de igrejas, os seus parques enormes, a faixa de rio e as criações da ocupação soviética, siga a multidão urbana até a Šķūņu iela, onde se encontra a Igreja de São Pedro, uma enorme estrutura de tijolo vermelho com uma torre encantadora de três níveis, e suba à torre para admirar uma vista panorâmica impressionante.

Logo à porta da Igreja de São Pedro, está a Rātslaukums (Praça da Câmara Municipal), dominada pela Casa das Cabeças Negras (Melngalvju nams) cuja fachada é uma obra de arte imponente da arquitectura gótica e que outrora serviu de sede da confraria dos comerciantes solteiros de Riga, que elegeram o primeiro santo cristão negro norte-africano, São Maurício, como seu padroeiro (daí o nome “Cabeças Negras”).

Lugares imperdíveis em Riga

Conheça as nossas excursões

    Letónia

    Vestígios russos e florestas densas
    Vestígios russos e florestas densas

    A ocupação soviética deixou na Letónia uma grande população de minoria russa e continua a ser um lugar dividido em matéria de língua e cultura. Sobretudo Riga é uma cidade incrivelmente bilingue, embora toda a sinalização rodoviária e os avisos públicos sejam divulgados em letão.



    E, embora, a maioria dos visitantes se sintam atraídos pela capital turbulenta, para viver o verdadeiro espírito da Letónia num cruzeiro MSC no Norte da Europa, deverá rumar para a natureza extraordinariamente intacta, com os seus lagosflorestas e praias de areia.

    Um cruzeiro até à Letónia tem como destino óbvio Riga, a sua capital. Graças aos seus tesouros arquitectónicos, à vida nocturna animada e às opções de restaurantes infindáveis, a capital é o principal destino para os viajantes com orçamento limitado, sendo também conhecida pelas suas festas de despedida de solteiro. 


    Entre os lugares de fácil acesso da cidade inclui-se o Palácio de Rundāle, ao passo que aqueles que preferem a praia podem rumar para a cidade balnear vizinha de Jūrmala ou para a cidade portuária de Ventspils.

    No deslumbrante Vale do Gauja, as pequenas cidades encantadoras de Sigulda e Cēsis podem ser usadas como ponto de partida para caminhadas ou para a prática de ciclismo, canoagem e outras actividades ao ar livre.