Porto Luís

A capital da ilha Maurícia
As praias esplêndidas da Île aux Cerfs
O Jardim Botânico de Pamplemousses

Procurar cruzeiros no Sul de África

Porto Luís

Palácios requintados e uma orla marítima impressionante

Na sua viagem à ilha Maurícia num cruzeiro MSC desembarcará em Porto Luís, a capital deste país insular junto à costa de Madagáscar que, em conjunto com a sua irmã gémea, a ilha da Reunião, representam uma escala incontornável de um cruzeiro MSC no Sul de África.

Porto Luís tem levado a sério a sua função de principal cidade do país tendo crescido ao longo do tempo com novas ruas, edifícios e um passeio marítimo encantador. Quando o nosso navio ancorar, poderá passear no Caudan Waterfront, ladeado por alguns canhões antigos e inúmeras lojas. Os vestígios do passado colonial de Porto Luís podem ser vistos na Place d’Armes, onde a estátua de Bertrand-François Mahé, Conde de La Bourdonnais e ex-governador da ilha, observa os transeuntes rodeada por palmeiras.

A uma curta distância está a Casa do Governo. Construída em 1738, em forma de ferradura, está protegida por uma vedação em ferro, guardada por uma estátua de semblante sério da Rainha Vitória. No mesmo bairro, também existe o mercado central e o parque da cidade, os Jardins de la Compagnie. No entanto, é numa antiga propriedade do Conde de La Bourdonnais que encontrará um jardim ainda mais extraordinário, o Jardim Botânico de Pamplemousses.

Não há motivo no mundo que justifique perder uma excursão MSC a este jardim que tem mais de trezentos anos. O jardim tem sido muito bem cuidado, ao longo dos séculos, por jardineiros especializados que o foram enriquecendo gradualmente com espécies de plantas oriundas de três continentes: Ásia, África e Oceânia. Se prefere o mar à vegetação, outra excursão MSC muitíssimo recomendada levá-lo-á a passar o dia do outro lado da ilha Maurícia, nas praias esplêndidas da Île aux Cerfs (que recebeu esse nome pelos cervos que para ali eram importados para caça).

Lugares imperdíveis em Port Louis

Conheça as nossas excursões

    Maurícia

    Uma mistura de culturas
    Uma mistura de culturas

    A aproximadamente 900 km para lá de Madagáscar no oceano Índico, a ilha Maurícia fica suficientemente distante para leste para ser omitida de quase todos os mapas da África do Sul.

    Mas também acaba por ser frequentemente excluída das contas do continente, talvez porque a sua atmosfera, arquitectura e panorama sejam tão diferentes do continente. Com uma população orgulhosa da sua multiculturalidade descendente dos colonizadores franceses, britânicos e indianos, bem como africanos, tem um aspecto parcialmente europeu, asiático e internacional.

    Na sua viagem à ilha Maurícia, verá templos tâmiles de todas as cores a par de empreendimentos modernos típicos dos parques tropicais, como Queensland e as Caraíbas. Os principais destaques de um cruzeiro à ilha Maurícia são as estâncias balneares de luxo e os empreendimentos de golfe. Se apreciador de uma areia bem cuidada, de tacos de golfe polidos, do jacuzzi repleto de pétalas e das toalhas esculpidas em forma de cisne, então este é o lugar certo para si. A ilha Maurícia é tranquila, pacífica e abastada para os padrões africanos. Os seus cofres estão repletos de investimentos estrangeiros no seu cenário empresarial próspero e nos projectos imobiliários de luxo.

    As estradas estão em estado suficientemente bom para fazer com que a viagem à ilha Maurícia seja um prazer. Embora uma pequena parte da paisagem permaneça intocada pela agricultura, pelo desmatamento e pela caça foram preservadas algumas regiões selvagens encantadoras com as suas pistas de caminhada pouco usadas.