Ilha dos Portugueses

Um dos destinos de praia mais evocativos da África
Praias extraordinárias de areias sedosas
Vela triangular branca e águas cristalinas

Procurar cruzeiros no Sul de África

Ilha dos Portugueses/Ilha da Inhaca

Uma ilha desabitada deslumbrante

Situada entre a costa africana e o oceano Índico, a Ilha dos Portugueses é uma pequena ilha desabitada e um dos destinos encantadores de um cruzeiro MSC no Sul de África. A ilha está situada no limite exterior da baía de Maputo, a capital de Moçambique, protegida pela Ilha da Inhaca, o local escolhido para algumas das estâncias mais luxuosas de todo o continente.

Durante as suas férias, aproveite o tempo entre os mergulhos nas águas cristalinas e amenas para fazer um passeio pela ilha que tem apenas seis quilómetros de extensão, pelo que bastará aproximadamente uma hora de caminhada na areia, que acaricia as plantas dos pés (durante as horas mais quentes do dia, recomenda-se o uso de chinelos dado que a areia atinge temperaturas elevadas), tendo por companhia apenas o azul das águas e a vegetação rasteira verdejante.

O leve esforço envolvido será recompensado nos quiosques que servem bebidas refrescantes e especialidades locais. Se aprecia rum, experimente o Tipo Tinto, destilado a partir da cana-de-açúcar da região. Também não faltarão actividades de praia: além de todos os serviços disponíveis para quem que deseja apenas ficar ao sol sem ser incomodado (como guarda-sol, espreguiçadeira e cadeira de praia), também existe equipamento para jogar ténis e vólei de praia.

No entanto, não se deixe ficar pela zona onde pára a lancha que o leva à ilha, procure uma baía mais reservada, sendo que existem algumas a uma curta e agradável caminhada. Quem estiver interessado, também pode circum-navegar a ilha e admirar a costa e a baía de Maputo num dos tradicionais dhows (barcos com vela triangular típicos do Médico Oriente que navegam nas águas do oceano Índico há vários séculos).

A partir da Ilha dos Portugueses poderá chegar à ilha vizinha principal, Inhaca, onde, além das praias fantásticas encontrará restaurantes, bares, um mercado e mesmo um Museu Marinho e um antigo farol.

Lugares imperdíveis na Ilha Portuguesa

Conheça as nossas excursões

    Moçambique

    Descansar à sombra de um embondeiro
    Descansar à sombra de um embondeiro

    Numa viagem a Moçambique ficará a conhecer uma África autêntica que, para além disso, ainda revela uma grande influência portuguesa.

    Trata-se de uma terra que pode variar drasticamente em apenas alguns quilómetros, desde as suas areias brancas com a barreira de corais do oceano Índico aos planaltos e montanhas que quase alcançam os 3.000 metros, passando pelo lendário Vale do Rift, o berço da humanidade, no centro do país.

    O seu povo é alegre e acolhedor. O território é partilhado por cidades e aldeias coloniais, cubatas, embondeiros (baobás), mangais, arquipélagos intactos e reservas naturais extraordinárias. Tendo pertencido aos portugueses no passado, num cruzeiro a Moçambique deixar-se-á encantar pelas suas cidades coloniais onde palácios, fortalezas e igrejas atestam um grande passado e fundem, hoje, as influências africanas, árabes e indianas.

    Aqueles que chegam pelo mar ficam surpreendidos com os 3.000 km de costa, que incluem algumas das praias mais encantadoras de África. É o retrato de uma viagem tropical por excelência: areias brancas, águas cristalinas e coqueiros, ondulando suavemente ao sabor da brisa. Também existem algumas ilhas para explorar, autênticas pérolas como Bazaruto, Benguerra, Magaruque, Santa Carolina ou Inhaca. Lugares onde os apaixonados por mergulho encontrarão muito para ver e fazer. Há ainda excursões interessantes para admirar a vida marinha: golfinhos, baleias-de-bossa, dugongos (vacas-marinhas), tartarugas-verdes e tartarugas-comuns.