Lüderitz

Arquitectura art nouveau
Penguin Islands
A cidade fantasma de Kolmanskop

Procurar cruzeiros no Sul de África

Lüderitz

As casas coloridas do início do século XX

No seu cruzeiro MSC ao Sul de África, surpreender-se-á ao descobrir a cidade de Lüderitz, no litoral da Namíbia. Terá a sensação de que uma cidade típica alemã de início do século XX foi teletransportada para África.

O panorama do perfil árido das Montanhas Huns como pano de fundo das casas de cores vivas ou delicadas da cidade e os grande volumes de areia nas suas ruas produzem uma sensação estranha. Ao desembarcar do seu navio de cruzeiro, o ponto óbvio para começar o passeio é a pequena Felsenkirche (1912), uma igreja luterana junto da imponente Goerke Haus, uma residência de prestígio, de 1910, projectada pelo arquitecto Otto Ertl.

Presentemente pertence a uma companhia mineira. Os colonizadores alemães foram atraídos para a Namíbia pelos seus diamantes, sendo também responsáveis pela estação ferroviária da cidade (agora fechada), pela estação de correios com uma torre de relógio e pelos edifícios comerciais, como o Krabbenhoft und Lampe. Em Lüderitz, poderá visitar a cidade e passear pelos locais à beira-mar com vista para as águas geladas do oceano Atlântico e para os barcos de pesca que buscam abrigo no pequeno porto, ou optar por uma excursão no interior.

A apenas dez quilómetros de Lüderitz, existe uma cidade fantasma: Kolmanskop. Se a cidade de Lüderitz lhe pareceu estranha, nada o surpreenderá mais do que este grupo de edifícios reivindicados pelo deserto. Tudo é surreal, a começar pela placa que ostenta o nome da cidade desabitada. Trata-se de um cenário perfeito para sessões fotográficas dramáticas ou filmes apocalípticos.

Antes de ter sido abandonado há mais de 50 anos, este centro populacional - activo durante a corrida namibiana ao diamante - era maior do que a própria Lüderitz. As casas de Kolmanskop, agora tomadas pelas dunas, passaram a ser uma atracção turística que tornará o seu cruzeiro MSC inesquecível.

Lugares imperdíveis em Luderitz

Conheça as nossas excursões

    De momento, a selecção para este porto não tem resultados. Por favor modifique filtro para descobrir a melhor forma de descobrir o destino!

Namíbia

Natureza arrebatadora
Natureza arrebatadora

Quem regressa de uma viagem à Namíbia dificilmente lhe ficará indiferente. Este país impressionante e pouco povoado é de tal forma carismático que é normalmente eleito um dos principais destinos de aventura do mundo. Um dos principais atractivos de um cruzeiro à Namíbia reside no drama infindável das suas paisagens desérticas, onde o órix, o tipo de antílope com o qual Picasso deve ter sonhado, escolhe o seu caminho pelas altas dunas cor de damasco, as avestruzes correm pela névoa cintilante e os elefantes caminham pesadamente pelos desfiladeiros escarpados. No crepúsculo, o céu imenso da Namíbia molda-se numa vertiginosa cúpula de estrelas. E o melhor de tudo, é que é possível alcançar estas maravilhas pois, embora possa sentir alguma apreensão em aventurar-se no Saara, as grandes regiões desérticas da Namíbia são atravessadas livremente por estradas de cascalho em estado decente.

Tendo uma riqueza mineral suficiente para fazer dele um dos países mais prósperos de África, a Namíbia, embora um pouco conturbada pelos problemas da reforma agrária é, em grande parte, um modelo de paz, estabilidade e respeito inter-étnico. É também líder na conservação de base comunitária: a Namíbia rural está repleta de áreas de conservação, regiões desérticas cujos residentes são beneficiados pelos lucros devidos do seu turismo sustentável sentindo-se, assim, motivados a cuidar do seu meio ambiente, da flora e da fauna.