Notícias

STX France e MSC Cruzeiros anunciam contrato para os navios “Meraviglia-Plus”

22-12-2016

Lisboa, 21 Dezembro 2016 –  A STX France e a MSC Cruzeiros anunciaram hoje a entrada em vigor do contrato final de dois mega cruzeiros "Meraviglia-Plus". As duas opções subjacentes foram confirmadas pelo Presidente Executivo da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, a 1 de Fevereiro de 2016, e agora as duas empresas acordaram todas as especificações do navio, para que a construção possa começar prontamente e no devido tempo.
Os dois navios de próxima geração - os maiores navios já construídos para uma companhia de cruzeiros europeia e a segunda maior a nível mundial - serão entregues em Outubro de 2019  e Setembro de 2020, respectivamente.
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruises, comentou: "Estou extremamente satisfeito em ver-nos continuar a cumprir o nosso plano com a entrada em vigor do contrato final para os dois navios "Meraviglia-Plus". Vejo este momento como um reflexo da forte relação que se criou, desde o primeiro dia, entre a MSC Cruzeiros e STX France. É por esta razão que, além da STX France ter construído todos os nossos doze navios existentes, até 2026, estão actualmente planeados mais até oito navios a ser construídos em França na STX".
 
As duas unidades fazem parte do plano de investimento sem precedentes de 9 mil milhões de euros da MSC Cruzeiros, para onze novos navios de cruzeiro de próxima geração que estarão a navegar em 2026. Os navios "Meraviglia-Plus" são uma evolução da Classe "Meraviglia", aumentando a sua arqueação bruta para 177.000 toneladas e 2.450 camarotes. O primeiro dos dois navios de classe "Meraviglia" que está actualmente a ser construído estará a operar em Junho de 2017, com 167.000 toneladas de arqueação bruta e 2.250 camarotes.
 
A Classe "Meraviglia-Plus" é a próxima geração de navios para todas as estações. Com 331 metros de comprimento e com a adição de 200 camarotes extra, os dois navios terão capacidade máxima para 6.300 hóspedes. Graças à sua tecnologia marítima altamente inovadora - um foco principal da MSC Cruzeiros - juntamente com os seus navios irmãos da Classe "Meraviglia", serão os únicos da sua classe capazes de fazer escala em todos os portos de cruzeiro do mundo.
Além disso, os quatro navios "Meraviglia" e "Meraviglia-Plus" contarão com o mais recente ECORIZON da STX France e outras tecnologias ambientais de próxima geração. Entre outras particularidades, isso resultará em níveis de emissões atmosféricas que já estão em linha com todos os requisitos regulamentares futuros de 2020.
 
Entre os muitos outros recursos inovadores, o promenade dos dois navios "Meraviglia-Plus" terá agora uns impressionantes 111 metros de comprimento e seu tecto em ecrã LED medirá 95 por 6 metros, transmitindo vários eventos visuais e vistas impressionantes para animar e tornar a passagem numa experiência única para os hóspedes.
 
Finalmente, também nos dois navios "Meraviglia-Plus", o Cirque du Soleil trará a sua marca única de espectáculos de classe mundial exclusivamente para convidados MSC Cruzeiros, realizando os espectáculos num salão construído de propósito para receber este entretenimento no mar, localizado na popa dos navios. Além disso, os navios "Meraviglia-Plus" contarão com uma experiência cultural única para os hóspedes no mar com o primeiro museu de arte clássico e contemporâneo. Esta inovação permitirá aos hóspedes descobrir a cultura mundial também a bordo, podendo ver ao vivo obras-primas de todo o mundo em colaboração com os principais centros culturais mundiais, museus de arte clássica e moderna, bem como instituições públicas e privadas.
 
Informação adicional
Resumo do calendário de entrega dos navios de cruzeiro "Meraviglia" e "Meraviglia-Plus" da MSC Cruzeiros:
• Maio de 2017: MSC Meraviglia
• Março de 2019: MSC Bellissima
• Outubro de 2019: "Meraviglia-Plus 1" (nome ainda a ser anunciado)
• Setembro de 2020: "Meraviglia-Plus 2" (nome ainda a ser anunciado) 
 
Sobre a MSC
A MSC Cruzeiros, parte da Mediterranean Shipping Company, é a Companhia de Cruzeiros Número UM da Europa, da América do Sul e do Sul de África, e navega o ano inteiro pelo Mediterrâneo e pelas Caraíbas. Os seus itinerários sazonais incluem o Norte da Europa, o Oceano Atlântico, Caraíbas, Cuba e Antilhas, América do Sul, Sul de África e Abu Dhabi, Dubai e Omã.
A experiência da MSC Cruzeiros encerra toda a sofisticação do Mediterrâneo para criar emoções únicas e inesquecíveis aos seus hóspedes através da descoberta de novas culturas, belezas naturais e sabores de todo o mundo. A sua moderna frota conta com 12 navios de grandes dimensões: MSC Preziosa; MSC Divina; MSC Splendida; MSC Fantasia; MSC Magnifica; MSC Poesia; MSC Orchestra; MSC Musica; MSC Sinfonia; MSC Armonia; MSC Opera e MSC Lirica.
Em 2014, a MSC Cruzeiros lançou um plano de investimento de 5,3 Mil Milhões de Euros para a construção de dois navios da geração Meraviglia e mais dois da geração Seaside (com opção de uma terceira embarcação) e em Fevereiro de 2016 confirmou as opções existentes para construir mais dois navios Meraviglia-Plus, que são navios com uma capacidade ainda maior do que as já existentes. Isto quer dizer que sete novos navios passarão a compor a frota da MSC Cruzeiros até 2021, permitindo que a empresa duplique a sua capacidade, podendo chegar a 3,4 milhões de hóspedes por ano.
Em abril de 2016, o investimento aumentou para € 9 Mil Milhões, com o anúncio da assinatura da carta de intenção para construir mais quatro navios, com tecnologia de última geração de propulsão LNG. Consequentemente, entre 2017 e 2026, haverá um total de até 11 novos navios da próxima geração que entrarão em serviço. A MSC Cruzeiros é a primeira companhia de cruzeiros a desenvolver um plano de investimento desta magnitude, abrangendo um horizonte de mais de dez anos, de 2014 a 2026.
A MSC respeita profundamente o meio ambiente, no qual actua, e foi a primeira empresa a conquistar o "7 Golden Pearls" do Bureau Veritas, pela sua incomparável gestão ambiental. Em 2009, a MSC Cruzeiros iniciou uma parceria duradoura com a UNICEF para apoiar vários programas de ajuda às crianças em todo o mundo. Até hoje, foram conseguidos mais 5 Milhões de Euros com a doação voluntária dos nossos passageiros.