ST. JOHNS
Cores das Caraíbas ao estilo britânico
A ilha de Antígua, uma colónia da Coroa Britânica ao longo de mais de 300 anos, preservou o gosto pela vida tropical introduzido pelos súbditos de Sua Majestade.
Ao chegar a Antígua num navio de cruzeiro MSC e desembarcar no porto inglês, ao largo da costa meridional da ilha, ao invés de pensar que está a chegar à capital de São João, sentirá que está a penetrar no coração histórico da ilha.
Aqui, encontrará o Nelson’s Dockyard, um velho estaleiro restaurado e o bairro Royal Navy. Entre Abril e o início de Maio, ali se realizam algumas das regatas mais importantes do mundo como, por exemplo, da Antigua Sailing Week. Os clientes habituais do Terrace, um restaurante requintado da estância Inn at English Harbour, preferem a excelente lagosta e o luciano-vermelho. Toda a ilha retrata o que significa passar as suas férias nas Antilhas.
A sua costa é um autêntico cortejo de praias: 365, uma para cada dia do ano (como dizem os habitantes da ilha). São praias célebres, secretas ou mesmo situadas em crateras vulcânicas. Algumas são mais interessantes para quem gosta de praias movimentadas, como a Baía de Dickenson e a Runaway Beach. Aqueles que, por sua vez, preferem destinos mais recônditos devem rumar até à península onde sen encontra a aldeia de Five Island, onde poderão desfrutar das praias da Deep Bay e da extensa e imaculada baía Lignum Vitae.
Os adeptos do mergulho preferem a Cades Bay, na costa sudoeste, mas não vão além de Cades Reef, uma barreira de corais de 4 quilómetros de extensão. Na ilha privada de Long Island, em frente à costa ocidental da ilha e na qual se encontra o luxuoso Jumby Bay Hotel, é possível avistar enormes estrelas-do-mar na parte da praia deixada a descoberto pela maré-baixa. Na mesma ilha, em Pasture Bay, as tartarugas marinhas vêm desovar anualmente nos meses de Abril e Maio. Para apreciar o pôr-do-sol (ou as festas mais famosas da ilha), o destino ideal é Shirley Heights, que oferece uma vista encantadora do English Harbour. Já há 30 anos que o local é palco de festas nas quais os passageiros dos cruzeiros nas Caraíbas e os habitantes locais convivem animadamente.