COLÓN
Uma visão actual do passado
Cristóbal é o enclave portuário da cidade de Colón à qual chegará num cruzeiro MSC.
A sudoeste da cidade, uma estrada passa pelas enormes Eclusas de Gatún, onde poderá aproximar-se dos navios de carga gigantescos que vão sendo elevados e rebaixados entre o nível do mar e o Lago Gatún.
Depois de atravessar o canal, a estrada divide-se: à direita, serpenteia-se ao longo de 22 km, pela floresta cerrada, até às ruínas evocativas do colonial Fuerte de San Lorenzo que protege a foz do rio Chagres; à esquerda, eleva-se ao largo da costa do Lago Gatún, oferecendo um panorama deslumbrante sobre as águas e três ilhas pontilhadas, ondulando de seguida pelos campos agrícolas até às comunidades costeiras raramente visitadas da Costa Abajo.
Os cruzeiros MSC nas Caraíbas e Antilhas também oferecem excursões a Portobelo. Na era colonial, essa cidade situada num local panorâmico era a povoação mais importante do istmo, a seguir à Cidade do Panamá, dado que era um local de passagem de todos os tesouros da América do Sul, a caminho de Espanha.
As fortalezas em ruínas, reminiscentes das tentativas dos conquistadores de proteger o tesouro das garras de piratas e corsários, constituem as principais atracções turísticas da cidade. De facto, a vista de outrora dos soldados, a partir dos canhões espanhóis enferrujados, sobre a baía de águas azul-turquesa é um dos cartões postais mais conhecidos do Panamá, transmitindo a imagem de um posto militar longínquo rodeado por vegetação densa.
Logo, poderá surpreender-se ao encontrar os fortes localizados em plena cidade moderna economicamente desfavorecida, com casas degradadas apoiadas nas ruínas históricas e crianças a jogar futebol num antigo campo de manobras. Fácil de conhecer a pé, a cidade propriamente dita ocupa uma faixa de terra estreita entre a estrada principal e a baía que se une ao mar das Caraíbas.