HELSÍNQUIA
Uma cidade jovem a descobrir
Inspirando amor à primeira vista, Helsínquia é sem dúvida extraordinariamente diferente das restantes capitais escandinavas, aparentando-se mais, tanto a nível de ambiente quanto de aspecto, às principais cidades do Norte da Europa.
Hoje em dia, os turistas sentirão um ambiente jovem nas ruas, cujas avenidas, cafés ao ar livre erestaurantes em voga estão apinhados de finlandeses que querem aproveitar ao máximo o curto verão.
Na sequência de um incêndio devastador em 1808 e da nomeação da cidade para capital da Finlândia em 1812, Helsínquia foi totalmente reconstruída num estilo adequado ao seu novo estatuto: uma malha de ruas amplase edifícios em tijolo neoclássicos, à semelhança da então capital da Rússia, São Petersburgo.
A epítome do encanto de Helsínquia está na Esplanadi, uma avenida larga e arborizada que atravessa um labirinto de linhas de eléctricos que partem do porto, onde o seu navio de cruzeiro MSC aguarda o seu regresso. Na sua extremidade oriental, o Museu da Cidade, em Sofiankatu 4, oferece um registo de 450 anos da vida de Helsínquia, numa excelente exposição permanente com o título “Horizontes de Helsínquia”.
A norte, está a Praça do Senado (Senattintori), subjugada à majestosa arquitectura da Tuomiokirkko (Catedral). Após a magnificência do exterior, o interior espartano luterano acaba por desapontar. A cripta etérea um tanto melancólica é mais impressionante e presentemente acolhe muitas exposições. A aproximadamente 50 km a leste de Helsínquia, Porvoo, uma das cidades mais antigas da costa meridional e uma das mais encantadoras da Finlândia, está à espera de ser descoberta numa excursão da MSC ao Norte da Europa.
As suas calçadas estreitas, repletas de edifícios em madeira pequenos e coloridos, personificam a vida finlandesa que antecede a geometria neoclássica e praças ousadas da capital. A cidade velha é construída à volta da colina que está situada do outro lado de Mannerheimkatu, coroada pela Tuomiokirkko do século XV, onde Alexandre I proclamou a Finlândia como um Grão-Ducado unido ao Império Russo e instituiu a primeira Dieta da Finlândia.