TROMSO
A cidade da papoula azul
Nas suas férias na Noruega num cruzeiro MSC, poderá visitar o maior complexo de edifícios de madeira a norte de Trondheim, a apenas quatro quilómetros de distância do porto, no centro de Tromso.
O Polaria é uma das primeiras atracções a visitar no seu cruzeiro MSC no Norte da Europa. Neste aquário árctico, pode assistir à alimentação, duas vezes por dia, das sociáveis e pacíficas focas-barbudas, e admirar a grande variedade de espécies de peixes que vivem no mar de Barents e em Svalbard.
O mais belo edifício de Tromso é, sem dúvida, a Catedral do Árctico, construída em 1965. A sua forma de prisma triangular, com os seus mosaicos de vidro, reflecte a paisagem desta região longínqua da Noruega. Outra excursão durante o seu cruzeiro MSC no Norte da Europa levá-lo-á ao pico da montanha de Storsteinen, que se eleva sobre a cidade, no funicular Fjellheisen que lhe permite desfrutar da vista da cidade e da incrível paisagem circundante, a 420 metros de altura.
Aqui, também encontrará os jardins botânicos mais setentrionais do mundo, nos quais existem espécies de plantas que, atendendo à sua fragilidade climática, não florescem em qualquer outra latitude, como é o caso da papoula azul do Himalaia. Também é em Tromso que se encontra a universidade mais setentrional do mundo, com um museu que lhe oferece um panorama da cultura e do ambiente do Norte da Noruega, com especial destaque para os Sami, a arqueologia, a arte sacra, a geologia e o fenómeno da aurora boreal.
Por sua vez, o Museu Polar apresenta aos visitantes a vida inóspita dos exploradores árcticos. Está instalado nas docas de um edifício antigo de 1830. Para os apreciadores de uma boa cerveja, recomenda-se a visita a um pub como o Ølhallen, que permanece inalterado desde 1928. Uma atracção imperdível é Lyngen, uma incrível igreja de madeira, na aldeia de Lyngseidet.