TRONDHEIM
Nas margens de um fiorde
Fundada em 997 por Olavo I da Noruega, o proponente Viking da conversão da Noruega ao cristianismo, Trondheim foi a capital do país ao longo de mais de duzentos anos e recebeu o seu nome de um fiorde nas margens do qual foi erguida.
Ao fazer um cruzeiro MSC no Norte da Europa, poderá visitar o que restou do centro medieval da cidade e admirar a vida universitária animada. A imponente Nidarosdomen (Catedral de Nidaros) data do século XII, tendo sido um local de peregrinação ao longo de todo o período medieval. Trata-se de uma estrutura gótica impressionante construída em pedra cinzenta- azulada, cuja fachada principal foi minuciosamente decorada, “protegida” de ambos os lados por dois campanários imponentes. A sua imagem actual é fruto de uma obra de restauro meticulosa que durou cem anos e que ficou concluída em 1970. A Gamle Bybro (a Ponte da Cidade Velha), também chamada de Portal da Sorte, foi construída para facultar o acesso à Fortaleza de Kristiansten, situada numa colina a partir da qual se pode apreciar uma vista deslumbrante.
Da ponte também é possível avistar os Bryggen, os característicos edifícios comerciais edificados entre os séculos XVIII e XIX ao largo das margens do rio Nidelva. Com a sua exposição permanente dedicada à música e aos instrumentos musicais de todo o mundo, o Museu Ringve é particularmente interessante. Nas suas galerias poderá ficar a conhecer a história do piano, mas também dos géneros musicais modernos, como o rock e o pop. Os jardins botânicos do museu são deslumbrantes e estão abertos todo o ano.
Possuem 2.000 plantas diferentes: ervas medicinais, flores ornamentais, árvores perenes, etc. Para conhecer a cidade no seu todo, o melhor é fazer um passeio de autocarro, confortavelmente sentado, ao longo do qual poderá ver os locais de interesse turístico da cidade e os edifícios alegremente coloridos típicos da cidade, voltados para o azul do mar.