INVERGORDON
Perdida entre a verdade e a lenda
Ao desembarcar do seu cruzeiro MSC em Invergordon, ficará deslumbrado com a região das Terras Altas a noroeste da Escócia, que abrange os dois terços setentrionais do país e também grande parte da paisagem mais extraordinária do continente.
Ficará surpreendido ao constatar o quão longínqua a região é: as vastas turfeiras no Norte, por exemplo, estão entre as zonas de natureza selvagem intactas e mais extensas da Europa, ao passo que só é possível chegar de barco a uma série de aldeias de pequenas propriedades agrícolas isoladas na costa ocidental.
Inverness, a única grande cidade, é usada como plataforma de acesso às mais isoladas, onde poderá mergulhar na combinação clássica das Terras Altas de montanhas, vales estreitos, lagos e rios, rodeados em três vertentes por uma costa escarpada e majestosamente ravinosa. O Castelo de Inverness está fechado ao público, mas o Museu e Galeria de Arte de Inverness apresenta um panorama da história social das Terras Altas, com tesouros do tempo dos Pictos e dos Vikings.
Uma excursão no seu cruzeiro MSC no Norte da Europa também pode ser a oportunidade de conhecer o ilustre lago Ness. Com trinta e sete quilómetros de extensão, imperscrutavelmente profundo, frio e quase sempre sombrio o lago Ness é limitado por montanhas escarpadas, cobertas de urze, que se erguem abruptamente numa costa arborizada, com vales encantadores que se estendem de ambos os lados. No entanto, a sua fama reside, em grande parte, no seu lendário habitante, Nessie, o “monstro do lago Ness”, que garante um afluxo constante de visitantes esperançosos às aldeias dispersas à volta do lago, em especial aDrumnadrochit.
A primeira referência a uma criatura misteriosa surgiu no século VII, por S. Adomnán, autor da biografia de S. Columbano que, segundo consta, terá acalmado um animal aquático que atacara um dos seus monges. Nas proximidades, as ruínas imponentes do Castelo de Urquhart, um dos locais predilectos para quem deseja avistar o monstro, estão empoleiradas no topo de um rochedo, à beira do lago.