BAÍA DE MOSSEL
Uma vila característica à beira-mar
Ao viajar no oceano Índico com a MSC Cruzeiros, o centro histórico de Mossel Bay é o porto de escala perfeito da África do Sul. Situada numa colina, debruçada sobre o pequeno porto e a baía, a cidade oferece uma das melhores praias para nadar ao largo da costa meridional do Cabo, além de um museu interessante.
Mossel Bay goza de uma relevância histórica considerável dado ter sido o lugar onde os pastores nativos de gado Khoi se cruzaram pela primeira vez com os europeus num episódio sangrento. Em Agosto de 1487, um grupo de marinheiros portugueses sob o comando de Bartolomeu Dias partiu de Portugal em busca do caminho marítimo para a Índia e, alguns meses depois, dobraram o Cabo da Boa Esperança.
Em Fevereiro de 1488 tornaram-se nos primeiros europeus a desembarcar na costa sul-africana. Numa excursão de um cruzeiro MSC à África do Sul, a principal atracção citadina de Mossel Bay é o Complexo do Museu Bartolomeu Dias, inserido num conjunto de edifícios históricos, bem integrados no centro compacto da cidade, muito próximo do posto de turismo e a poucos minutos a pé entre si.
O Museu Marítimo é a atracção principal, com uma galeria em espiral com exposições sobre a história dos navegantes europeus, sobretudo dos portugueses, dispostas em torno de uma réplica em tamanho real da caravela original de Dias. A embarcação foi construída em Portugal e partiu de Lisboa até Mossel Bay, em 1987, para comemorar os quinhentos anos da viagem histórica de Dias.
A Árvore de Correios (The Post Office Tree), logo à saída do Museu Marítimo, terá sido a mesma sob a qual os marinheiros do século XVI deixavam mensagens para os navios que passavam, dentro de uma bota velha. Existe uma caixa de correio enorme, em forma de bota, na qual é possível expedir correio, solicitando também um carimbo postal especial. Entre as restantes exposições, vale a pena visitar o Shell Museum e o Aquarium, junto à Árvore de Correios.