Ilha Portuguesa
Uma ilha deserta espetacular
Situada entre a costa africana e o oceano Índico, a Ilha dos Portugueses é uma pequena ilha desabitada e um dos destinos encantadores de um cruzeiro MSC no Sul de África. A ilha está situada no limite exterior da baía de Maputo, a capital de Moçambique, protegida pela Ilha da Inhaca, o local escolhido para algumas das estâncias mais luxuosas de todo o continente.
Durante as suas férias, aproveite o tempo entre os mergulhos nas águas cristalinas e amenas para fazer um passeio pela ilha que tem apenas seis quilómetros de extensão, pelo que bastará aproximadamente uma hora de caminhada na areia, que acaricia as plantas dos pés (durante as horas mais quentes do dia, recomenda-se o uso de chinelos dado que a areia atinge temperaturas elevadas), tendo por companhia apenas o azul das águas e a vegetação rasteira verdejante.
O leve esforço envolvido será recompensado nos quiosques que servem bebidas refrescantes e especialidades locais. Se aprecia rum, experimente o Tipo Tinto, destilado a partir da cana-de-açúcar da região. Também não faltarão actividades de praia: além de todos os serviços disponíveis para quem que deseja apenas ficar ao sol sem ser incomodado (como guarda-sol, espreguiçadeira e cadeira de praia), também existe equipamento para jogar ténis e vólei de praia.
No entanto, não se deixe ficar pela zona onde pára a lancha que o leva à ilha, procure uma baía mais reservada, sendo que existem algumas a uma curta e agradável caminhada. Quem estiver interessado, também pode circum-navegar a ilha e admirar a costa e a baía de Maputo num dos tradicionais dhows (barcos com vela triangular típicos do Médico Oriente que navegam nas águas do oceano Índico há vários séculos).
A partir da Ilha dos Portugueses poderá chegar à ilha vizinha principal, Inhaca, onde, além das praias fantásticas encontrará restaurantes, bares, um mercado e mesmo um Museu Marinho e um antigo farol.