Textos por @Rough Guides
O tempo de hoje
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez
Lutas de touros e montanhas escarpadas
A maior povoação da costa leste dos Emirados Árabes Unidos , Fujairah (ou “cidade de Fujairah,” conforme é normalmente descrito para distingui-la do emirado homónimo), onde o seu navio de cruzeiro MSC aguarda o seu regresso, tem registado algum crescimento nos últimos tempos, sobretudo graças à boa maré de desenvolvimento económico dos seus emirados vizinhos, em especial o Dubai .
O núcleo principal da cidade é o imponente porto de reabastecimento de petróleo, o terceiro maior do mundo a seguir a Singapura e Roterdão, na extremidade sul da cidade, de onde é exportada a maioria do petróleo dos Emirados Árabes Unidos, dado que a sua situação geográfica na costa leste poupa aos navios um percurso de dois dias para contornar a extremidade da Península Arábica. Os cruzeiros MSC no Dubai, Abu Dhabi e Índia também oferecem excursões até à principal atracção da cidade: o fotogénico Forte de Fujairah (que actualmente não está aberto ao público), na Madhab Road na extremidade norte do centro da cidade.
Remontando ao século XVI, este é o mais encantador dos inúmeros fortes dos Emirados Árabes Unidos, situado sobre um plinto largo e com muralhas altas e despojadas que se erguem para formar um belo conjunto de torres e muralhas, emoldurado de forma dramática pelo cenário fabuloso das Montanhas Hajar . Imediatamente o sul do forte, o relativamente modesto Museu Fujairah acolhe uma colecção usual e local de armas, jóias e artefactos arqueológicos. Entre as peculiaridades da cidade de Fujairah destacam-se os tradicionais concursos de lutas de touros (mnattah em árabe).
Alegadamente, este desporto terá sido introduzido no Golfo pelos portugueses, por volta dos séculos XVII ou XVIII e, contrariamente às touradas espanholas, os touros lutam entre si e não contra um matador. E embora haja muita testosterona bovina no ar, não há derramamentos de sangue, embora os espectadores possam ter de correr em busca de abrigo, caso um dos touros decida correr na sua direcção.