Textos por @Rough Guides
O tempo de hoje
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez
A cidade milenar
Ao desembarcar em Mascate , a capital de Omã, no seu cruzeiro MSC a Dubai, Abu Dhabi e Índia estará a entrar numa das cidades mais antigas do Médio Oriente. Era dali que o incenso era expedido para a Grécia e para Roma logo a partir do século II.
Presentemente, ainda é possível encontrar vestígios do seu passado glorioso no centro histórico onde, até finais do século passado, os portões que separavam os diversos bairros eram fechados três horas após o amanhecer. Muttrah , o centro histórico de comércio e actividades da capital, que avistará do navio, é uma das zonas mais curiosas e bem preservadas do centro da cidade.
A sua vocação comercial deve-se à proximidade do grande porto Qabus (que recebeu o nome do seu soberano), onde o seu navio MSC aguardará por si. Dedique uma parte do seu tempo a Mascate para visitar as atracções, como o mercado de peixe, o forte português e, acima de tudo, o mercado Muttrah Souq, um dos destinos preferidos dos passageiros dos cruzeiros.
Siga pela estrada ao largo do mar até à parte antiga da cidade de Mascate onde, há aproximadamente 200 anos atrás, o antecessor do actual chefe de Estado construiu o Palácio Al Alam (Palácio da Bandeira), restaurado na década de setenta e que se tornou na residência oficial do sultão. Trata-se de um belo exemplo da arquitectura árabe contemporânea, situado no centro da zona de Muscat que ainda está cercada pelas muralhas do século XVII.
Nas proximidades, no bairro de Bawshar , encontrará a Grande Mesquita do Sultão Qabus, na qual cerca de 6.500 devotos se reúnem para rezar no salão de orações principal e que conta com um único tapete gigantesco, de aproximadamente 4200 m² , feito com um bilião e 700 milhões de nós e que pesa 21 toneladas. Todos os salões, que também podem ser visitados por não muçulmanos, são decorados com motivos evocativos da cultura árabe.