Textos por @Rough Guides
Cenários das mil e uma noites
Aninhado entre o mar, o deserto e as montanhas imponentes e descendente de uma cultura milenar, o Sultanato de Omã fará o seu coração estremecer.
As Areias de Wahiba – uma enorme extensão de terra – são a primeira atracção turística e uma paragem obrigatória no seu cruzeiro a Omã e aos Emirados.
Ao longo da estrada desde Nizwa até Sur , aventuramos-nos no deserto, seguindo pelas trilhas de areia que percorrem as dunas de areia acobreadas e o seu cenário inesquecível.
Quem procura uma verdadeira aventura na sua viagem a Omã pode fazer uma excursão a dois uádis , desfiladeiros que consistem em leitos secos de rios esculpidos pelas chuvas torrenciais periódicas.
Chegamos a Wadi Bani Awf numa pista todo-o-terreno que atravessa as montanhas Hajar , chegando a alguns dos picos mais altos e desfiladeiros vertiginosos ao longo de percursos emocionantes. Por sua vez, aqueles que adoram caminhadas vão gostar de Wadi Shab .
Os vestígios do passado belígero de Omã são testemunhados pelos seus inúmeros fortes. Um dos mais singulares é o Forte Nizwa , com a sua enorme torre circular no centro, com um diâmetro de 45 metros, tendo sido construído no século XVII pelo Sultão Bin Saif Al Ya’rubi para proteger a cidade.
Por outro lado, o Forte Jabrin é um dos mais impressionantes e bem conservados de Omã . As construções que parecem areia remontam ao século XVI e erguem-se no deserto em pleno palmeiral, a apenas cinco quilómetros de Bahla.