Textos por @Rough Guides
O tempo de hoje
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez
Uma cidade indiana portuguesa
Se fizer um cruzeiro à Índia não pode deixar de visitar Margão , a segunda cidade de Goa .
Cercada por bananais e arrozais férteis , a cidade já foi um mercado agrícola importante, tendo sido também um grande centro religioso, com dezenas de ricos templos e dharamshalas . No entanto, a maioria foi destruída quando os portugueses absorveram a área nas suas Novas Conquistas, durante o século XVII.
Presentemente, as igrejas católicas ainda superam o número de templos hindus, mas Margão preservou um ambiente cosmopolita. Num curto passeio de riquexó ao centro norte, em direcção ao Largo da Igreja , na extremidade setentrional da cidade, levá-lo-á à Igreja do Espírito Santo , que é a principal atracção da praça e representa efectivamente o enclave colonial desalinhado de Margão. A igreja foi construída pelos portugueses em 1675 , está entre os melhores exemplos da arquitectura barroca tardia na Ásia e o seu interior é dominado por um imenso retábulo dourado dedicado à Virgem. Depois de ter sido durante algum tempo sinónimo do esplendor oriental, a antiga capital portuguesa da Índia, aGoa Velha , foi virtualmente abandonada na sequência dos surtos epidémicos de malária e cólera a partir do século XVII.
Actualmente, não obstante o seu estatuto de Património da Humanidade da UNESCO , necessitará de uma boa dose de imaginação para tentar reconstituir o apogeu passado da cidade, numa época em que a população rondava várias centenas de milhares. O labirinto serpenteante de ruas, praças e vilas caiadas em ocre desapareceu, restando apenas algumas igrejas pintadas em creme e alguns conventos . De qualquer forma, o centro da cidade da Goa Velha aguarda a sua visita numa excursão de um cruzeiro MSC Grand Voyages . Entre os monumentos sobreviventes, destaca-se o túmulo de São Francisco Xavier , o lendário missionário do século XVI, cujas relíquias repousam na Basílica do Bom Jesus , veneradas pelos católicos oriundos da Ásia e muito além.