Textos por @Rough Guides
Natureza exuberante
Em Ponta Delgada , tal como perceberá quando chegar à ilha de São Miguel na sua viagem aos Açores com a MSC Cruzeiros, o vento sopra continuamente e as nuvens brancas alternam rapidamente com o céu azul reluzente.
A cidade portuária de Ponta Delgada que recebe os navios de cruzeiro MSC é inconfundível.
Ainda a bordo, poderá admirar o imponente Forte de São Brás , que remonta a 1300, voltado para o cais. Ao desembarcar, poderá admirá-lo de perto. No centro de Ponta Delgada encontrará dois locais de culto imperdíveis, a Igreja de São José e a Igreja Matriz de São Sebastião (cuja construção foi iniciada no Renascimento, embora o seu interior remonte ao século XVIII), e um curioso conjunto de três arcos das Portas da Cidade (1783). Estas portas são tudo o que resta da muralha defensiva que protegeu Ponta Delgada até ao início da era moderna.
As fachadas dos principais edifícios e o mobiliário urbano do centro da cidade ostentam decorações elaboradas a preto e branco. Por exemplo, os paralelepípedos de algumas das praças descrevem figuras elegantes ao longo do caminho. Outros lugares incontornáveis são o Museu Carlos Machado , situado num antigo convento e o Convento de Nossa Senhora da Esperança , com uma torre quadrangular sólida de quatro andares que ainda se encontra em funcionamento. Aí também encontrará o venerado Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres .
Num cruzeiro MSC Grand Voyages a Ponta Delgada poderá fazer uma excursão ao Vale das Furnas , a cerca de 50 km de distância da cidade. A lagoa verde que ocupa uma parte desta antiga caldeira parece saída de um conto de fadas, ao passo que toda a freguesia das Furnas, onde poderá visitar um jardim botânico encantador, está rodeada por flores.