Textos por @Rough Guides
Passeando de bicicleta pela floresta
Estável, próspera e acolhedora, a Eslovénia é um lugar encantador e acolhedor para viajar, com cidades cultas e importantes do ponto de vista arquitectónico e um interior luxuriante de florestas repletas de pinheiros , perfeitas para fazer caminhadas e passear de bicicleta no Verão e esquiar no Inverno.
O país conseguiu evitar muitas das dissidências que assolaram os outros países aquando da complexa desintegração da República da Jugoslávia.
Administrada pelos suseranos Habsburgos germanófonos até 1918, os eslovenos absorveram a cultura dos seus governantes, preservando simultaneamente um forte sentimento de identidade ética através da sua língua eslava.
Nenhum cruzeiro à Eslovénia ficaria completo sem uma visita à sua capital sofisticada, Liubliana : uma cidade encantadora, agradavelmente compacta e repleta de edifícios barrocos e habsburgos deslumbrantes .
Uma rápida viagem aos Alpes Julianos oferece um cenário montanhoso majestoso, mais acessível na zona dos lagos gémeos deslumbrantes , Bled e Bohinj , ao passo que a região do Vale Soca , que orla a fronteira ocidental do país, é ainda mais inesquecível.
Ainda mais a sul encontrará cavernas e grutas extraordinárias, designadamente as de Postojna e Škocjan , ao passo que a pequena faixa costeira mediterrânica eslovena é habitada por duas cidades nitidamente diferentes: a histórica Piran e Portorož , mais orientada para o lazer.
Nas regiões orientais vinícolas, encontrará Ptuj , que é a cidade mais antiga e mais bem preservada da Eslovénia, mas a segunda maior cidade do país, Maribor , também vale a paragem a caminho da Áustria.