Textos por @Rough Guides
O antigo porto de Esparta
Se você é um fã de história quando viajar com a MSC num cruzeiro pelo Mediterrâneo , na Grécia, certamente lhe dará as boas vindas de braços abertos. Logo que você desembarcar do seu cruzeiro MSC, perceberá que Esparta Moderna , capital da Lacônia, tem poucas ruínas antigas e que hoje é apenas o centro organizacional de uma enorme planície agrícola.
A cidade deve o seu atrativo a seu próprio estilo - ruas pequenas para pedestres e praças de cafeeiros e laranjeiras. Mas o verdadeiro motivo para acompanhar a excursão da MSC Cruzeiro, é conhecer Mystras . Mystras era uma cidade bizantina, situada a 5 km à oeste que controlava grande áreas de terra na era medieval. É possível visitar algumas ruínas localizadas ao norte da cidade. Da estátua do valente Leônidas , herói das Termópilas , na rua Paleológou, siga a pista que circunda o estádio moderno e atrás do estádio vá em direção da antiga Acrópole, o mais alto dos montes espartanos.
Um imenso teatro encravado numa colina pode ser claramente vislumbrado, embora hoje a maioria da sua alvenaria já não exista, uma vez que o local foi rapidamente transformado em uma fortificação quando os espartanos perderam o poder, e mais tarde ainda, a mesma construção foi remodelada numa construção de Mystras Bizantina. Acima do teatro, uma placa assinala um fragmento do Templo de Athina Halkiakou e no topo da acrópole encontram-se ruínas empilhadas de uma igreja bizantina do século X e o monastério de Ósios Níkon .
Na estrada de Trípoli , uma trilha leva às ruínas do Santuário de Artemis Orthia . Neste lugar os meninos espartanos foram submetidos a exaustivos rituais de chicotadas. O geógrafo romano e editor de viagens Pausanias registra que os homens jovens pereciam sob o chicote para que o altar fosse salpicado com o seu sangue num gesto de agrado à deusa. Todos os artefatos e mosaicos que puderam ser removidos estão atualmente em exposição no pequeno museu arqueológico no Áyios Níkonos .