Textos por @Rough Guides
No encalço dos romanos da Antiguidade
Já há milénios que a Tunísia atrai o interesse de aventureiros de todo o mundo. Ao longo do tempo, os berberes nativos assistiram a inúmeros desfiles de civilizações e colonizadores.
Os fenícios construíram Cartago, os romanos destruíram-na e substituíram-na e trouxeram estradas, templos, olivais e um anfiteatro impressionante .
Posteriormente, com os árabes e os turcos otomanos veio o islamismo e a arquitectura islâmica e, com os franceses, uma nova língua e uma administração colonial.
Presentemente, os turistas europeus ávidos de sol vão e vêm durante todo o ano, atraídos pelas praias mediterrânicas que ainda não estão excessivamente desenvolvidas.
No seu cruzeiro à Tunísia , descobrirá ruínas romanas e fenícias declaradas Património da Humanidade , mesquitas encantadoras, souks apinhados e curiosidades arquitectónicas enigmáticas, como as ghorfas (silos construídos com lama de diversos andares, que se assemelham a casas de criaturas lendárias) e os refúgios subterrâneos dos berberes.
Alguns destes locais oferecem cenários impressionantes para os festivais anuais de música e teatro. No sul, poderá sentir nitidamente o Saara , vendo os camelos percorrer as dunas onduladas e os guias turísticos ávidos a acompanhar os aficionados do cinema aos vestígios arenosos dos cenários da Guerra das Estrelas . Na verdade, uma viagem à Tunísia é perfeita para os amantes de cinema : as suas paisagens desérticas e as fortalezas costeiras deslumbrantes também foram palco das filmagens de êxitos, como O Paciente Inglês , Os Caçadores da Arca Perdida e a A Vida de Brian , dos Monty Python.