Textos por @Rough Guides
Ruínas gregas e mesquitas otomanas
Num cruzeiro à parte ocidental da Turquia ficará a conhecer a zona mais desenvolvida economicamente e mais visitada do país.
Seriam necessárias várias semanas para conhecer ao de leve a velha capital imperial de Istambul , abrangendo os estreitos que ligam os mares Negro e de Mármara e ainda o núcleo cultural e comercial da Turquia.
Flaqueando as margens opostas do mar de Mármara, as duas antigas sedes do Império Otomano, Bursa e Edirne, são ricas em atracções monumentais e têm um ambiente majestoso.
Depois de Dardanelos e dos seus campos de batalha da Primeira Guerra Mundial estão as duas ilhas turcas do Mediterrâneo , Gökçeada e Bozcaada , conhecidas pelas suas praias excelentes, onde persiste a identidade e a tranquilidade da etnia grega.
Mais a sul, as paisagens envolvidas pelas oliveiras à volta de Bergama e Ayvalık simbolizam o temperamento clássico do Egeu do Norte. A antiga Sárdis e os antigos campos de treino do príncipe otomano de Manisa também formam um belo conjunto, embora Izmir funcione apenas como uma apresentação prática do Egeu Central e do Egeu do Sul.
Uma viagem à Turquia mostrar-lhe-á também cidades antigas deslumbrantes. O célebre sítio de Éfeso tende a ofuscar os sítios jónicos de Priene e Dídimos, igualmente merecedores, ou as ruínas enigmáticas de Afrodísias e Labranda. Não deixe de visitar também as cidades montanhosas evocativas como Şirince ou Birgi.