Textos por @Rough Guides
Onde a terra é mais verde
Um cruzeiro até à Irlanda superará todas as suas expectativas românticas. Uma riqueza geológica singular e o efeito de aquecimento do Atlântico dão origem a uma diversidade surpreendente de terra nesta pequena ilha, salpicada por toda a parte de lagos e pântanos virgens.
A leste, o granito acidentado das montanhas Wicklow marca um contraste absoluto com a planície de pastagem de cavalos de Curragh, a escassos quilómetros de distância, e em Connemara, na costa ocidental, pode passar da praia à montanha e da última ao pântano, ou de uma enseada coberta de algas a um lago coberto de lírios, numa questão de horas.
Dublim é o principal ponto de entrada da República. Trata-se de uma capital segura cuja energia natural e moderna é reforçada pelas suas ricas tradições culturais e que possui monumentos medievais extraordinários e exposições interessantes e variadas, tanto na National Gallery quanto no National Museum .
A sul da cidade, as desertas montanhas Wicklow oferecem um contraste impressionante com a vida citadina. Na costa meridional da Irlanda, a costa de Cork é marcada por estuários isolados, promontórios acidentados e portos históricos, ao passo que a própria cidade de Cork é o núcleo da região, dona de um panorama cultural animado.
Os monumentos dos primórdios da era cristã também são abundantes, incluindo o Castelo de Cashel e os sítios envolventes de Clonmacnoise, Glendalough e Monasterboice.