Textos por @Rough Guides
O tempo de hoje
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez
Confortavelmente à beira-mar
Interessante e simpática, Stavanger oferece um leque variado de actividades aos visitantes recém-chegados num cruzeiro MSC. A começar por uma visita à cidade propriamente dita, com o seu centro repleto de lojas , ruas estreitas que sobem pela colina e uma bela catedral .
Não deixe de passear na parte antiga da cidade, de frente para o mar, onde o seu navio de cruzeiro estará ancorado. Em Stavanger , aproveite para visitar os museus . Entre os mais interessantes, inclui-se o Museu Norueguês do Petróleo, o Museu das Conservas, o Museu de Arte de Rogaland e o Museu Norueguês da Criança.
Também pode optar por um passeio pela cidade de Stavanger para conhecer as23 figuras de ferro que formam a “Broken Column” , uma escultura de Antony Gormley. No fiorde de Hafr , procure as três espadas na rocha , um monumento comemorativo da batalha dos Vikings em 872 A.D., liderada pelo Rei Haroldo I. Nas proximidades, está localizado o Centro de ciências Jærmuseet, eleito o “melhor museu da Noruega” em 2009. Mas, a região de Stavanger é essencialmente conhecida pelos seus fiordes e, designadamente, pelo fiorde de Lyse .
As vertentes da montanha precipitam-se numa queda vertical de quase mil metros , ao largo dos 42 quilómetros de costa, sendo essa a profundidade do mar nessa estreita passagem. Uma excursão na água também lhe proporcionará uma experiência inesquecível. E, a partir dali, também poderá admirar uma das atracções mais famosas da Noruega, o Preikestolen (o Púlpito do Pregador), um afloramento rochoso que se ergue 600 metros sobre o fiorde. Com uma hora e meia de caminhada, partindo da estrada, poderá chegar a essa extraordinária obra da natureza.
Outra atracção turística é Kjerag , um pico que se ergue 1100 metros acima do nível do mar e que domina o fiorde de Lyse , ao passo que a sua vertente setentrional mergulha a pique no mar. Mas, é um pouco mais abaixo, a aproximadamente 980 metros, que encontra uma obra-prima da natureza , gerada pelos elementos: a Kjeragbolten, uma enorme rocha encaixada entre duas vertentes rochosas .
A excursão ocupa a maior parte do dia, mas o espectáculo extraordinário compensa o esforço.