Textos por @Rough Guides
Descansar à sombra de um embondeiro
Numa viagem a Moçambique ficará a conhecer uma África autêntica que, para além disso, ainda revela uma grande influência portuguesa.
Trata-se de uma terra que pode variar drasticamente em apenas alguns quilómetros, desde as suas areias brancas com a barreira de corais do oceano Índico aos planaltos e montanhas que quase alcançam os 3.000 metros , passando pelo lendário Vale do Rift , o berço da humanidade, no centro do país.
O seu povo é alegre e acolhedor. O território é partilhado por cidades e aldeias coloniais, cubatas, embondeiros (baobás), mangais, arquipélagos intactos e reservas naturais extraordinárias . Tendo pertencido aos portugueses no passado, num cruzeiro a Moçambique deixar-se-á encantar pelas suas cidades coloniais onde palácios, fortalezas e igrejas atestam um grande passado e fundem, hoje, as influências africanas, árabes e indianas.
Aqueles que chegam pelo mar ficam surpreendidos com os 3.000 km de costa, que incluem algumas das praias mais encantadoras de África . É o retrato de uma viagem tropical por excelência: areias brancas, águas cristalinas e coqueiros , ondulando suavemente ao sabor da brisa. Também existem algumas ilhas para explorar, autênticas pérolas como Bazaruto, Benguerra, Magaruque, Santa Carolina ou Inhaca. Lugares onde os apaixonados por mergulho encontrarão muito para ver e fazer. Há ainda excursões interessantes para admirar a vida marinha : golfinhos, baleias-de-bossa, dugongos (vacas-marinhas), tartarugas-verdes e tartarugas-comuns.