Conheça o noso grupo de especialistas

Conheça os nossos especialistas

O nosso aperfeiçoado protocolo de higiene e segurança foi desenvolvido com recurso a especialistas de saúde externos incluindo a Aspen Medical, um fornecedor de cuidados de saúde internacional, professores e doutores de universidades líderes em epidemiologia e virologia e, claro, o Departamento Médico da MSC Cruzeiros.


Estabelecemos um Grupo de Especialistas em COVID nos campos da Medicina, Saúde Pública e/ou relacionados com disciplinas científicas. Estamos em estreita colaboração com estes para rever de forma contínua as nossas medidas de higiene e segurança relacionadas com o COVID-19 para assegurarmos que as acções tomadas são apropriadas, eficazes e de acordo com as melhores práticas de saúde disponíveis na ciência.  

O Grupo de Especialistas

Prof. Stephen Harbarth

Prof. Stephen Harbarth

Prof. Stephan Harbarth (1967) recebeu o seu diploma na Universidade de Munique. Completou a sua formação em Medicina Interna e Doenças Infecciosas em Munique e Génova, seguindo-se uma Pós-Graduação em Epidemiologia na Harvard School of Public Health e actividades relacionadas com pesquisa no Hospital de Crianças da Harvard Medical School. Em Abril de 2007 foi nomeado Médico Associado, passando a trabalhar como Consultor em Doenças Infecciosas e no Departamento de Controlo e Prevenção de Infecciosas do Hospital Universitário de Genebra (HUG). Publicou mais de 150 artigos originaus e recebeu diversos prémios de companhias internacionais. Actualmente, a sua pesquisa foca-se na epidemiologia e prevenção de infecções resistentes a antibióticos. Para além disso, também faz pesquisa sobre epidemiologia molecular de bactérias emergentes, farmaco-epidemiologia e melhoramento de uso de antibióticos e diagnóstico rápido de infecções graves.

​Prof. Christakis Hadjichristodoulou

​Prof. Christakis Hadjichristodoulou

Prof. Christakis Hadjichristodoulou é Professor de Higiene e Epidemiologia no Laboratório de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina, Escola de Ciências Médicas, Universidade de Thessaly, Grécia, desde 2013. Em 2017 foi eleito Vice-Presidente da Faculdade de Medicina, Escola de Ciências Médicas, Universidade de Thessaly. 
Desde 2006, também é Director do Laboratório de Higiene e Epidemiologia, Faculdade de Medicina, Escola de Ciências de Saúde, Universidade de Thessaly e desde 2014 é Coordenador Científico/Director do Centro de Colaboração da Organização Mundial de Saúde para as Normas e Regulamentos Internacionais de Saúde em Pontos de Entrada do Laboratório de Higiene e Epidemiologia, Faculdade de Medicina, Escola de Ciências de Saúde, Universidade de Thessaly.
Desde 2018 é Coordenador da European Joint Action 04-2017 para a preparação e acção em pontos de entrada (portos, aeroportos, fronteiras terrestres, com o acrónimo de Healthy Gateways), e Presidente da European Scientific Association for Health and Hygiene in Maritime Transport. 
Desde 2011 que colabora como especialista com a Organização Mundial de Saúde, fornecendo aconselhamento técnico para a gestão de eventos de saúde pública a bordo de navios.
De 2006 a 2008 o Prof. Hadjichristodoulou foi o Coordenador do projecto europeu "Programa Sobre a Utilidade da Desinfecção de Navios Europeus e Acção Coordenada Para o Controlo de Doenças Infecciosas em Navios de Cruzeiro e Ferries" na COMISSÃO EUROPEIA - DG SANTE.
Desde 2019, é Membro Fundador e Presidente da European Scientific Association for Health and Hygiene in Maritime Transport (EU SHIPSAN ASSOCIATION).
De 2012 a 2015 foi o Coordenador do programa “Vigilância Integrada e Programa de Controlo para o Vírus da Febre do Nilo e Malária na Grécia” NSRF 2007-2013.
Dr Ian Norton

Dr Ian Norton

Dr Ian Norton, fundador e Director-Geral da Respond Global, é um especialista médico de urgências em doenças infecciosas com uma Pós-Graduação em Sirurgia, Saúde Internacional e Medicina Tropical. 
Ian foi o director da iniciativa Emergency Medical Team (EMT) da Organização Mundial de Saúde em Genebra de 2014 a 2020. Durante esse período, liderou a resposta aos surtos de Ebola, Difteria e Sarampo em vários países. 
Antes da OMS, Ian liderou a criação das equipas de resposta na Austrália e tornou-se o Director of Disaster Preparedness and Response na National Critical Care & Trauma Centre (NCCTRC) em Darwin. 
Ian estabeleceu a Respond Global no início de 2020 com o objectivo de empoderar outros para conseguirem planear, preparar e responder às emergências de saúde nos seus próprios países. Ele e a sua equipa estão neste momento a prestar auxílio a numerosas organizações, tanto nacional como internacionalmente com as suas respostas ao COVID-19, incluindo ajudar algumas indústrias e o turismo a regressarem às suas operações livres de COVID.

Aspen Medical
Aspen Medical

Estamos a colaborar com a fornecedora líder de cuidados médicos Aspen Medical para apoio no desenvolvimento dos nossos melhorados protocolos e procedimentos. Fundada em 2003, a Aspen Medical é uma fornecedora global de serviços de saúde com sede na Austrália. 


A companhia geriu elementos da resposta ao surto de Ebola em África em 2014-2015 em nome de quatro governos distintos – Austrália, Nova Zelândia, EUA e Reino Unido. a Aspen Medical é a única organização comercial do mundo a ser certificada pela OMS como uma Equia de Emergência Médica para surtos de doenças infecciosas. Foi nuclear na resposta do governo australiano ao COVID-19, estabelecendo 150 clínicas respiratórias, fornecendo PPE para o stock nacional, desenvolvendo plataformas de formação online, fornecendo equipas especializadas para Cuidados a Idosos e gerindo a quarentena de 14 dias de cidadãos australianos que regressassem ao país. Internacionalmente, a companhia geriu quarentenas em terra e a bordo para a indústria de cruzeiros, fornecendo instalações de saúde móveis no Canadá e nos EUA e disponibilizando pessoal médico aos EMirados Árabes Unidos.