PLANETA


Ultrapassamos constantemente as fronteiras daquilo que é tecnicamente possível no mar e estamos activamente envolvidos no desenvolvimento de tecnologia ambiental de próxima geração para conseguir emissões zero nas nossas operações marítimas até 2050.
 
DESCARBONIZAÇÃO
Descarbonizar as nossas operações marítimas é um elemento central da nossa estratégia de sustentabilidade.

Para demonstrar o nosso compromisso, temos de colocar-nos o ambicioso objectivo de emissões zero até 2050, que vai muito além que a meta actual de redução de 50% nos gases de efeito de estufa até 2050 imposta pela IMO (International Maritime Organization).

Leia o nosso mais recente Relatório de Sustentabilidade

 
 
Leia também os Relatórios de Sustentabilidade anteriores

 

Reduzindo a Intensidade de Carbono

No final de 2019, baixámos com sucesso a intensidade do nosso carbono 28% comparativamente a 2008. Enquanto a Pandemia significou que não pudemos rastrear com exactidão os melhoramentos na intensidade de carbono em toda a nossa frota, estimamos que conseguiremos a ambição da IMO de redução de 40% até 2027 – três anos antes da data que era o objectivo da indústria (2030) instituída pela IMO e adoptada como objectivo pela CLIA.

Melhorar a Qualidade das Emissões dos Navios

O nosso objectivo a longo prazo é chegar às emissões zero em todas as operações, tanto no mar como em terra. Procuramos ir ao encontro do objectivo da indústria de melhoramento de 40% na intensidade das emissões até 2030, comparando com o exemplo de 2008, como parte da nosa viagem em direcção às emissões neutrais de carbono em 2050.

Hoje, 14 dos 19 navios da MSC Cruzeiros estão equipados com Exhaust Gas Cleaning Systems (EGCS) para reduzir sulfúrio das emissões em 98%.

O nosso EGCS é híbrido e pode operar em ciclo aberto ou fechado, permitindo que a água da lavagem seja colhida em tanques para evitar descargas em portos ou outras áreas sensíveis.

Explorar Novas Tecnologias e Soluções

A adopção de LNG como combustível em até nove dos nossos futuros navios vai permitir a redução de emissões de carbono em mais 20% comparando com navios que utilizem combustíveis fósseis convencionais. Comparativamente a estes, o LNG reduz as emissões SOx em mais de 99% e as emissões NOx em até 85%. Também elimina essencialmente matéria particulada no escape. O nosso primeiro navio LNG-powered, o MSC World Europa, entrará ao serviço em 2022.

Eficiência Energética e Desenho Avançado dos Navios

Para cada navio novo que desenvolvemos, revemos por completo o seu desenho para alcançar a eficiência óptima. Repensamos a estrutura, o espaço dos decks, a distribuição do peso incluindo o casco, o leme e a curva da proa para alcançar as hidrodinâmica e aerodinâmica perfeitas, maximizando as eficiências energéticas e de combustível.

Gestão de Água e Águas Residuais

Os nossos navios estão equipados com as mais actuais centrais de produção de água potável e 80% de toda a água usada a bordo é produzida pelos navios. Isto significa que minimizamos o consumo deste precioso recurso dos destinos que visitamos onde a água pode ser um bem muito precioso.

Sinalética nos navios encoraja os nossos passageiros e tripulação a consumir água de forma responsável, e estamos a instalar redutores de fluxo em todas as torneiras e chuveiros. Isto ajudará a reduzir o consumo de água potável em até dois terços.

Tratamento de Água de Lastro

Um dos desafios ao operar um navio de cruzeiro é manter o peso, o centro de gravidade e a estabilidade equilibrados e consistentes durante toda a viagem. Para ajudar-nos a consegui-lo, existem tanques distribuídos pela parte inferior do navio que podem ser cheios de água do mar para servirem de lastro.

Estudos científicos nos últimos anos revelaram que esta prática permitiu que bactérias, micróbios, pequenos invertebrados, larvas e outros microorganismos fossem transportados de uma localização para outra à volta do mundo, uma potencial ameaça aos ecossistemas locais.

Gestão de Resíduos Sólidos

Todos os nossos navios estão equipados com gestão de resíduos sólidos e instalações de reciclagem.

Todo o lixo orgânico, assim como artigos recicláveis incluindo plásticos, metais, papel e vidro, são recolhidos e separados por membros da tripulação qualificados. O lixo é compactado, separado ou incinerados. O lixo residual é cuidadosamente entregue a instalações especializadas nos portos.

CARTOGRAFANDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL


Para nós, a sustentabilidade significa proteger o ambiente, apoiar as pessoas que trabalham connosco e escolhem viajar connosco, para além de ajudar as comunidades e os lugares que visitamos ou com quem fazemos negócio.
Descubra o nossos programa de sustentabilidade organizado em torno de quatro pilares-chave: Planeta, Pessoas, Lugares e Aprovisionamento.

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