LUGAR

Os nossos cruzeiros permitem que as pessoas visitem alguns dos destinos mais bonitos e emocionantes que o mundo tem para oferecer - e queremos ajudar a mantê-los assim. Queremos produzir resultados sociais e económicos positivos para as comunidades locais que visitamos. Os nossos investimentos no desenvolvimento de novos terminais de cruzeiros sustentáveis estão a criar emprego e a trazer novos visitantes a estes locais. A colaboração com as autoridades locais, grupos comunitários e parceiros, como a Cruise Lines International Association (CLIA), para partilhar informações e integrar políticas e estratégias ajuda a apoiar a gestão responsável do turismo. Também somos membros do Comité de Sustentabilidade liderado pelo CEO e do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade do World Travel & Tourism Council (WTTC), trabalhando em estreita colaboração com parceiros do sector das viagens para desenvolver e implementar soluções sustentáveis para o nosso sector.

Impacto Económico: Desenvolvimento de terminais

Investimos na criação de novas instalações de Terminais de Cruzeiros em Durban, Miami e Barcelona. Estes estão a permitir – ou permitirão – que possamos utilizar os nossos mais avançados navios nestes locais. Para assegurar que a construção destes terminais têm o Ambiente em mente, todos os novos terminais de cruzeiros da MSC tem certificação LEED silver ou mais alta. LEED – a sigla para Leadership in Energy and Environmental Design – é um sistema de classificação de edifícios verdes amplamente utilizado a nível mundial. O seu rigoroso sistema á base de pontuação assegura grandes níveis de eficiência tanto no design dos edifícios como na sua operacionalidade.

 

Miami: Em Março de 2022, abrimos caminho para o nosso novo terminal de cruzeiros em Miami que é o maior da América do Norte. A maioria dos navios atracados no novo terminal de Miami poderá ligar-se à rede eléctrica local, em conformidade com os planos do Porto de Miami para permitir a ligação à rede eléctrica em terra. Um sistema abrangente de gestão ambiental e social está em vigor para a construção e posterior operação do terminal. Espera-se que o terminal cumpra, no mínimo, a classificação LEED Silver, e um sistema auditado por terceiros garantirá práticas extensivas de recolha de dados, comunicação e notificação de incidentes..

[LER MAIS]

Barcelona: O terminal terá ligação eléctrica em terra e estará também preparado para o abastecimento de GNL. Está no bom caminho para atingir a classificação LEED Gold, e procuraremos obter a certificação LEED Zero Energy e LEED Zero Water no prazo de 12 meses após a entrada em funcionamento. O LEED Zero Energy exige a incorporação de painéis solares e a utilização de energia renovável da rede, bem como um projeto de baixo consumo energético. Para obter o LEED Zero Água, demonstraremos que o terminal tem uma baixa procura de água, reutiliza a água da chuva e encaminha as águas pluviais diretamente para o mar. 

Impacto Económico: Desenvolvimento de terminais

Terminal development, Sustainability | MSC Cruises

Turismo Responsável

Turismo sem gestão é um desafio para muitos dos destinos mais populares do planeta. Estamos empenhados em desempenhar o nosso papel em relação a isto. Trabalhamos com os nossos operadores turísticos e autoridades locais relevantes para encontrar formas de minimizar congestionamentos de pessoas nas infraestruturas e trânsito das cidades. Isto inclui encontrar novos locais para visitar, expandir a área de interesse para lá dos centros urbanos. Estamos determinados a ter um papel positivo e empenhado em levar a cabo um turismo mais responsável e sustentável.

Transporte: O primeiro passo para oferecer excursões mais verdes é considerar como transportamos os nossos Passageiros dos portos aos pontos de interesse. Estamos comprometidos a expandir a nossa utilização de transportes terrestres mais verdes a curto prazo. Durante 2022, fomos capazes de substituir alguns veículos (minibus) movidos a combustível fóssil por eléctricos e híbridos na Dinamarca, Finlândia, Noruega, Espanha e Suécia.


Protectours: Excursões com uma pegada de carbono mais reduzida estão cada vez mais populares e, em 2022, oferecemos excursões mais responsáveis denominadas ‘Protectours’ em 57 destinos. Estes tours, introduzidos pela primeira vez em 2020, incluem caminhadas, escaladas, bicicletas, canoagem e caiaques – tudo actividades baixas em carbono. Apontamos ter pelo menos uma ‘Protectour’ em cada destino no final de 2024.

Apoiando Operadores Turísticos: Prosseguimos a nossa parceria com a Travelife, uma iniciativa de formação e certificação especialmente concebida para ajudar companhias turísticas que queiram compreender as suas responsabilidades e tornarem-se mais sustentáveis. A Travelife fornece aos nossos operadores turísticos informação e formação que lhes permite reduzir os seu impacto ambiental.

Turismo de Natureza Positivo: Em 2022 apoiámos duas iniciativas de turismo de natureza do World Travel & Tourism Council (WTTC). ‘Towards Nature Positive Travel & Tourism’ é um relatório compreensivo que destaca o importantíssimo papel que a indústria de viagens e turismo têm de representar em reduzir os impactos que resultam na perda de biodiversidade e apoiam a a conservação da Natureza. A MSC Cruzeiros foi destacada neste relatório por diversas acções de natureza positiva, incluindo a divergência dos seus navios para longe das populações de cachalotes no Mediterrâneo. Para além disto, e para reforçar o compromisso das indústrias de viagens e turismo na Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas (COP 15), a MSC Cruzeiros assinou o WTTC Nature Positive Vision for Travel & Tourism, para ajudar o sector de viagens e turismo a serem um "Guardião da Natureza" e demonstrar o papel importantíssimo que o sector pode desempenhar na implementação de objectivos globais de biodiversidade.

Turismo Responsável

Responsible tourism, Sustainability | MSC Cruises

Apoiando as comunidades locais

A MSC Foundation apoia comunidades necessitadas através de uma variedade de projectos e programas, incluindo parcerias a longo-prazo com a Marevivo, a UNICEF e Mercy Ships.

Emergency relief: Reactiva como sempre a emergências, A MSC Foundation continua a consolidar o seu papel global em assistir aqueles que mais precisam através da doação de bens, instigando esquemas de angariação de fundos e trabalhando com o Grupo MSC para fornecer apoio logístico. Durante 2022, a Fundação levou a cabo oito iniciativas de ajuda de emergência e nove países.

 

Formação e participação a bordo: Cinco dos nossos navios de cruzeiro têm agora um Centro MSC Foundation, concebido para informar e inspirar os nossos Passageiros acerca das metas, programas e iniciativas da MSC Foundation, para ir ao encontro das mais urgentes necessidades globais.

 

Novas parcerias: A MSC Foundation lançou duas novas parcerias estratégicas em 2022. Em Novembro, na cerimónia de nomeação do MSC World Europa, comprometeu-se a fornecer financiamento a um inovador programa multi-stakeholder para conservar e recuperar o ambiente costeiro do Qatar. Em Dezembro, durante a cerimónia de baptismo do MSC Seascape, a Fundação lançou uma parceria com o Mayor’s Fund para apoiar comunidades vulneráveis em Nova Iorque.  

Apoiando as comunidades locais

Local community support, Sustainability | MSC Cruises

Relatórios de Sustentabilidade

O nosso programa de sustentabilidade é organizado em torno de quatro pilares-chave: Planeta, Pessoas, Lugar e Aprovisionamento

Consulte os nossos Relatórios de Sustentabilidade e descubra como promovemos as viagens de cruzeiro sustentáveis.